A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, por meio do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), promove o 13º Encontro Paulista de Museus (EPM). Realizado desde 2009, o evento gratuito reúne profissionais de museus, gestores públicos e privados da área cultural e estudantes para articulação e discussão de ações e programas no campo museal. O EPM acontece nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, no Theatro São Pedro, e conta com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
Este ano, o tema do encontro será “Construindo Futuros” e a proposta é apresentar e debater a Política Estadual de Museus de São Paulo (PEM-SP), elaborada de forma participativa entre 2023 e 2024. Com o objetivo de promover um intercâmbio de conhecimentos e desenvolver um plano estratégico sustentável para o enfrentamento de desafios no setor, o EPM recebe, além dos representantes estaduais, o geógrafo, museólogo e professor da Faculdade de Artes da Universidade Nacional da Colômbia, Edmon Castell, para uma conferência internacional sobre a política de museus da Colômbia.
“O Encontro Paulista de Museus é uma oportunidade para que os profissionais de museus de todo o estado possam aprimorar seus conhecimentos e compartilhar experiências. Desta forma, podemos fortalecer ainda mais o setor e tornar os museus do estado de São Paulo cada vez mais atrativos para a população”, ressaltou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton.
A programação conta com seis painéis que vão tratar de assuntos como educação, dignidade, diversidade, desenvolvimento humano e econômico, gestão, manutenção, sustentabilidade, acesso e preservação do patrimônio cultural, assuntos que norteiam os valores da PEM-SP.
Em paralelo ao Encontro Paulista de Museus, ocorrerá o EPM+, nas tardes dos dias 13 e 14 de fevereiro. A programação inclui visitas técnicas ou atividades formativas, que poderão ser escolhidas pelos participantes no momento da inscrição. Em breve, as inscrições estarão disponíveis no site www.cultura.sp.gov.br.