Canal de Beagle
O Canal de Beagle é um estreito localizado na Terra do Fogo que separa as várias ilhas do arquipélago. Como está na pontinha sul da América do Sul, é o ponto de ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Sua extensão é de 240 km. Em suas margens estão localizadas as cidades Ushuaia (argentina) e Puerto Williams (chilena).
O Canal de Beagle recebeu este nome em homenagem ao navio HMS Beagle que fez duas expedições exploratórias no local e, em sua segunda expedição, levou o naturalista Charles Darwin, autor da teoria evolucionista.
Disputa Territorial
O Canal de Beagle, por muito tempo foi disputado pela Argentina e pelo Chile. Nessa disputa, momentos diplomáticos tensos foram gerados. O denominado Conflito de Beagle, começou desde a colonização das terras austrais e, em 1881, os dois países assinaram um acordo sobre a territorialidade do Canal, chamado de Paz de los estrechos. Porém, neste tratado, não ficou muito claro e definido a soberania das inúmeras ilhas existentes ao longo do Canal. E o conflito diplomático continuou até os anos de 1978, quando o Papa João Paulo II interferiu na decisão do Tribunal Internacional que arbitrou ao favorecimento chileno, um ano anterior. A Mediação Pontifícia evitou uma guerra entre os países, cada vez mais iminente. A paz veio com a assinatura do Acordos de Montevidiéu, em 1979, na cidade de Montevidéu, Uruguai.
A região do Canal de Beagle proporciona um passeio deslumbrante feito por embarcações que passam por ilhas como a de los Pájaros (pássaros como cormoranes-reales), de los Lobos (ilha dos leões-marinhos) e Alice, o farol Les Eclaireurs (datado de 1919 e cartão postal de Ushuaia), ruínas arqueológicas do povo yamanas e, por fim, experimentar um pouco da aventura dos primeiros navegantes que por aqui passaram e tanto se impressionaram com as deslumbrantes paisagens naturais, sua fauna e sua flora.
Para saber mais sobre Ushuaia