Poético e imponente, seu nome francês Faro Les Eclaireurs significa Farol dos Vigias. Foi construído em 1920 sobre as ilhotas de mesmo nome. Foram batizadas pelo capitão Luís Fernando Martial da expedição francesa La Romanche, em 1882. Estas ilhas estão no situadas no meio do Canal de Beagle.
O Farol possui 11 metros de altura e base de 3 metros, é pintado com duas listras grossas de vermelho e uma de branco. Sua lanterna está a 22,5 metros de altitude com alcance luminoso de 7 milhas.
Tornou-se um dos principais cartões-postais de Ushuaia, por suas cores e também pelo apreço que os navegantes têm pelos faróis. São eles que salvam e direcionam embarcações. Um alento aos que estão perdidos. Símbolo da “Terra Firme” e da esperança de um porto seguro.
A maioria das pessoas o chamam de Farol do Fim do Mundo, porém o verdadeiro farol apelidado de Fim do Mundo é do livro The Lighthouse at the End ot the World que Júlio Verne publicou em 1905. Na realidade, o farol descrito por Verne está na Isla de los Estados denominado como Farol de San Juan de Salvamento.
Para conhecer
Há inúmeras operadoras que fazem passeios de barcos pelo Canal de Beagle. Uma das paradas é justamente na ilha que abriga o Farol Le Eclaireurs, onde os turistas podem descer das embarcações e fotografá-lo. Este passeio proporciona um importante conhecimento sobre a região porque as embarcações também vão até as ilhas de los Pájaros (pássaros como cormoranes-reales), de los Lobos (ilha dos leões-marinhos) e Alice, pelas ruínas arqueológicas do povo yamanas e, por fim, você irá experimentar um pouco da aventura dos primeiros navegantes que por aqui passaram e tanto se impressionaram com as deslumbrantes paisagens naturais, sua fauna e sua flora.
Realmente, a visão deste Farol dá a medida exata de quanto austral é esta região e de quanto estamos perto da Antártida. Um lindo espetáculo!
Para saber mais sobre Ushuaia