A culinária brasileira tem inúmeros representantes na cidade. A começar pelas pizzarias, que já são consideradas patrimônio paulistano e estão presentes em todos os bairros. Aqui você encontra alguns exemplos de restaurantes de comida mineira, nordestina, tradicionais rodízios e outros…
Badaró
Desde 1998, o Badaró é um espelho daquela tradição paulistana que movimentava os almoços do velho centro da cidade. Daí veio a originalidade do nome, “Badaró”, que remete a uma rua histórica do centro. Costumava-se ir ao centro da cidade para comer pratos como: Virado à Paulista, pastéis com arroz e feijão, Filé à Cavalo e também Picadinho à Brasileira. O Badaró traz para esses dois importantes centros comerciais, um pouco dessa alma da cozinha paulistana, mas com detalhada interpretação, com todos os necessários toques da moderna cultura gastronômica.
Reservas: (11) 5181-8076.
Onde: Shopping Morumbi.
Empório Nordestino
Este restaurante serve pratos típicos do sertão nordestino e está abrigado em um casarão do século XIX. Picanha de sol na brasa, Baião de dois, Cabrito assado na brasa e Escondidinho de carne seca, são algumas das delícias da casa.
Reservas: (11) 3931-3101.
Onde: Largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, 144 – Freguesia do Ó.
Família Mineira
Costelinha com quiabo, leitão à pururuca, tutu à mineira, bolinhos de mandioca com carne seca e uma carta de cachaças imensa e de qualidade. Tudo isto e muito mais é servido no Família Mineira, um delicioso restaurante que se mantem fiel às receitas da tradicional culinária mineira.
Reservas: (11) 3078-6254.
Onde: Rua Manoel Guedes, 436 – Itaim.
Amadeus
Especializado em peixes e frutos do mar, o Amadeus mescla receitas clássicas com outras mais autorais. Ingredientes sempre frescos são a marca da casa, a exemplo da Sinfonia de Camarões que trabalha o crustáceo em cinco diferentes receitas.
Reservas: (11) 3061-2859.
Onde: Rua Haddock Lobo, 807 – Cerqueira César.
Fogo de Chão
Tradicional rodízio de carnes na melhor tradição gaúcha, com cortes de preferência nacional e um bufê de saladas muito variado e saboroso.
Reservas: (11) 5505-0791.
Onde: Avenida dos Bandeirantes, 538 – Vila Olimpia
Amazônia
Decorado graciosamente com objetos oriundos da Região Norte Brasileira, traz um universo novo, uma redescoberta de nosso próprio país como suco de Taperebá ou mesmo o Tacacá. Outra boa pedida é peixe com pasta de banana. Diferente entre iguais!
Reservas: (11) 3142-9264.
Onde: Rua Rui Barbosa, 206 – Bela Vista.
Pizza
Entre hebreus e egípcios, há seis mil anos, a massa feita de farinha e água, chamada “Pão de Abrahão” era o que podemos considerar o primórdio do prato mais famoso e consumido na cidade de São Paulo: a pizza! Esse “pão” chegou à Itália por meio dos Cruzados que aportavam em Nápoles. Daí para frente, ingredientes foram acrescidos, incrementados e aprovados por todos. O primeiro pizzaiolo de que se tem notícia chamava-se Raffaele Espósito. Foi ele quem criou a pizza Marguerita, em homenagem à Rainha Margherita, colocando as cores da bandeira da Itália, com manjericão (verde), muçarela (branco) e tomate (vermelho). Com a vinda dos italianos ao Brasil, o bairro do Brás se tornou o precursor na venda das pizzas. A partir da década de 1950, a iguaria se espalhou por toda a cidade e a transformou na capital mundial da pizza, superando em muito o consumo em seu país de origem. Seria injusto citar as melhores, porque todas são boas, cada uma ao seu estilo e inspiração das diversas regiões italianas.
Veja também outros posts sobre Restaurantes em São Paulo:
E para saber mais sobre gastronomia, cultura e turismo em São Paulo, clique aqui