A trilha do Raizama se inicia na Fazenda Espaço Infinito. Ao chegar no espaço você já se depara com um palco de eventos musicais muito alternativo e intrigante. Você já começa a imaginar o quão interessante pode ser um show musical no local, com aquela atmosfera e o universo de estrelas do cerrado. A decoração cultua Raul Seixas, Janis Joplin, Lennon entre outros. E tudo parece ser criativamente construído para compor um cenário que represente a alma do proprietário e a cultura do lugar.
Aproveite para perguntar como está a agenda do lugar e quando será o próximo evento.
Mas agora o espetáculo é outro e você vai precisar se alongar um pouco para conhecer uma das trilhas mais legais da Chapada dos Veadeiros. De dificuldade mediana a trilha corta o cerrado e te apresenta a flora e a fauna local.
Eu tive a feliz ideia de contatar um guia local que, além de conhecer muito sobre a cultura local, é um estudioso do meio ambiente. Isso enriqueceu muito o passeio e sempre que posso oriento à todos a contratação de uma bom profissional.
O Rio São Miguel
O primeiro ponto de parada é nas margens do Rio São Miguel em meio as pedras e pequenas grutas. Lembra da história do espetáculo? Aqui já é um dos pontos altos e você é convidado a participar. Nadar e se aventurar rio adentro é uma experiência muito bacana. Claro, a água é gelada como se espera dela, mas revigorante como deve ser.
Não é a toa que Chapada do Veadeiros é um lugar místico! Água pura e corrente, pedras formadas a milhões de ano, a mata que se renova sempre… Realmente tudo isso nos traz uma energia e uma conexão incrível.
E a trilha continua pelos caminhos tortuosos entre mata es pedras até avistarmos o Cânion Raizama. Hora de pararmos, respirarmos e lembrarmos da nossa insignificância em meio a este mundo de meu Deus. Quanta beleza em um só lugar. Hora de se perguntar, agora por um motivo positivo: que país é esse?