Marco da cultura alemã em Florianópolis
Após os alemães luteranos se fixarem em Florianópolis, em 1913 fundaram a Igreja Evangélica Alemã de Florianópolis e a Casa Pastoral. A doadora do terreno para a construção do templo, da escola, do Galpão de Ginástica, do Clube de Caça e Tiro e da casa pastoral, foi a família Koerich.
A vida da comunidade alemã nos tempos da Segunda Guerra Mundial não foi fácil. Com a Alemanha sendo protagonista de uma das guerras mais sangrentas da história da humanidade, qualquer pessoa nascida ou mesmo seus descendentes dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), eram perseguidos e seus bens tomados. Foi o caso dos patrimônios dessa comunidade. Segundo nos consta a única edificação que restou em pé foi a Igreja Luterana de Florianópolis. O medo da possibilidade de existir uma célula nazista aqui era intenso. Esse medo era justificado pelos acontecimentos posteriores ao término da Guerra. Muitos alemães do alto escalão de Hitler que fugiram das garras dos aliados vieram para a América do Sul.
Voltando a Igreja Luterana de Florianópolis, sua arquitetura é neogótica e seu projeto foi feito por Theodor Gründel. Ela era o centro irradiador da cultura alemã e atuava em todos os aspectos sociais e intelectuais desses imigrantes.
Onde: Rua Presidente Nereu Ramos, 185 – Centro.
Para saber mais sobre cultura, esportes e turismo da cidade de Florianópolis, clique aqui