A Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, construída a partir de 1766, é um dos tesouros nacionais mais representativos de nossa história colonial. Também conhecida como Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência, é um retrato fiel do Barroco e do Rococó brasileiro. O projeto e os elementos decorativos foram criados por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Aleijadinho é considerado o maior artista barroco das Américas. Porém sua vida é repleta de mistérios, mas nada que possa manchar o esplendor de suas obras, tão ricas e evidentes na Igreja de São Francisco. Um exemplo da riqueza do trabalho de Aleijadinho é o pórtico de ombreiras geminadas, verga recortada com querubins laterais e medalhão de Nossa Senhora da Conceição na parte central.
O mestre pedreiro Domingos Moreira de Oliveira cuidou de toda a parte de alvenaria. O mestre Manoel da Costa Ataíde, maior pintor do período colonial, decorou o teto da nave e vários painéis, como o do “Assunção de Nossa Senhora”.
Manoel Gonçalves executou o tapa vento, em 1806, e Lucas Evangelista de Jesus confeccionou as portas principal e laterais. Os ladrilhos dos corredores datam de 1826.
A igreja de São Francisco é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. É também uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo. E foi o destaque quando Ouro Preto foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Barroco mineiro
Estilo arquitetônico desenvolvido em Minas Gerais no início do século XVIII até o fim do século XIX. Suas principais características são expressas principalmente nos ornamentos de interiores e fachadas das construções, com influência do Rococó. A riqueza das construções foi uma consequência do Ciclo do Ouro, que possibilitou o incentivo às artes e a prosperidade das cidades de Outo Preto, Diamantina, Serro, Mariana, Tiradentes, Sabará, São João del-Rei e Congonhas.
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