Museu da Gente Sergipana

Museu da Gente Sergipana
Fachada do Museu da Gente Sergipana. Foto Márcio Garcez

O Museu da Gente Sergipana foi inaugurado em 2011 e é o primeiro de multimídia das regiões Norte e Nordeste. Por meio de instalações com recursos tecnológicos de última geração utilizados nos diversos espaços temáticos.

Museu da Gente Sergipana
“Nossos Pratos”. Foto Diego di Souza

A história da Gente Sergipana é exposta nas áreas denominadas como: “Nossas Praças”, “Nossos Cabras”, “Nossas Festas”, “Nossos Falares”, “Nossas Feiras”, “Nossos Pratos”, “Seu Cordel”, “Seu Repente”, “Nossos Trajes”, “Nossas Roças”, “Nossos Marcos”, “Nossas Histórias”, “Nossos Leitos” e “Nossas Coisinhas”, além das exposições temporárias.

Faz parte do calendário eventos culturais, como a “Folia da Gente”, “São João da Gente Sergipana”, “Agosto: Mês das Culturas da Gente”, “Tempo de Criança” e “Natal da Gente Sergipana”.

Outra característica interessante é que o Museu está abrigado no prédio histórico do antigo colégio Atheneuzinho, restaurado pelo Banese – Banco do Estado de Sergipe.

 A Midiateca

Aqui, alguns destaques são explorados com terminais onde podemos navegar por todo os espaços do Museu. Um exemplo bem bacana é a “Renda do Tempo”, um painel no qual aparecem as principais passagens históricas do Estado do Sergipe.

Premiações

Como relevância da valorização cultural do Brasil, o Museu da Gente Sergipana recebeu, desde sua inauguração, prêmios importantes como: “O Melhor da Arquitetura”; “Atração do Ano” pelo Guia Quatro Rodas; prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade, categoria “Responsabilidade Social”.  Além disso em 2017, foi considerado um dos cinco museus mais visitados do Brasil pelo Formulário de Visitação Anual do Instituo de Museus.

Onde: Avenida Ivo Prado, 398 – (79) 3218-1551 – Aracaju.

Mais informações sobre história, arte e turismo em Cidadeecultura.com

Museu da Gente Sergipana
“Nossos Leitos” . Foto Márcio Garcez
Museu da Gente Sergipana
“Nossas Festas”. Foto Márcio Garcez