A visita ao túnel da Mantiqueira nos traz sensações singulares. O breu, o vento gelado, a umidade das paredes e a água correndo nas laterais dos trilhos nos remetem ao ano de 1932. Impossível não sentir angústia ao lembrarmos as centenas de jovens brasileiros que ali passaram momentos terríveis, típicos da guerra. Visitação obrigatória para todos e principalmente para os mais jovens, que precisam vivenciar a história de seu país.
Palco do conflito mais sangrento da Revolução, o túnel ferroviário com quase um quilometro de extensão, fica na fronteira entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, nos municípios de Cruzeiro-SP e Passa Quatro-MG.
O acesso por Cruzeiro é ruim e parece que a cidade ainda não se deu conta deste patrimônio histórico, já por Passa Quatro, o acesso por carro ou a pé e confuso e mal sinalizado. Você é obrigado a deixar o carro em um posto de gasolina e seguir uma trilha pelo meio do mato. Outra forma de se chegar ao local é fazendo o passeio da Maria Fumaça que saiu do centro de Passa Quatro e chega até a boca do túnel.
Graças ao Governo de Minas, em 30 de maio de2017, o CONEP tombou o Túnel da Mantiqueira, sacramentando o óbvio, é um patrimônio que deve ser preservado e aberto ao público em condições saudáveis de visitação.
Leia mais sobre a Revolução de 32 e seu impacto na Serra da Mantiqueira.