A pesquisadora científica Yara Aiko Tabata explica que a Estação Experimental de Salmonicultura de Campos do Jordão é uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Foi fundada em 1964 com o objetivo de promover o desenvolvimento da truticultura nas regiões serranas do Sudeste brasileiro. Localizada no Parque Estadual de Campos do Jordão, a 1.500 m de altitude, a Estação é abastecida com águas frias e cristalinas, com temperaturas que não ultrapassam 20 oC, características que são fundamentais para o desenvolvimento da truta. Natural dos rios da costa oeste da América do Norte, a truta arco-íris é uma excelente espécie tanto para cultivo como para pesca esportiva, além de ser fonte de proteína de alto valor nutricional.
Foi introduzida no Brasil em 1949, com o propósito de se realizar o povoamento dos riachos de montanha. Em 1974, foram iniciados trabalhos para a reprodução artificial dessa espécie no Brasil. Com o domínio das técnicas de reprodução artificial, a Estação iniciou o fornecimento de embriões para os interessados na criação e passou a desenvolver estudos voltados para melhorar o desempenho produtivo da truta em cativeiro, contribuindo para que hoje ela seja produzida em várias regiões serranas do Brasil, fazendo parte dos atrativos turísticos locais.
Atualmente, a Estação disponibiliza ovos embrionados, alevinos e ovos embrionados triploides. Para dar suporte a essas atividades, a Unidade executa anualmente uma programação técnico-científica, que consiste na reprodução artificial das trutas visando a seleção e a reposição continuada do plantel de reprodutores. Além da manutenção das linhagens que são disponibilizadas para a realização de pesquisas, a condução desses trabalhos possibilita o treinamento de acadêmicos e de piscicultores interessados no manejo reprodutivo da truta.
Na região de Visconde de Mauá, uma variação da truta arco-íris está sendo desenvolvida por meio de alimentação que proporciona mais nutrientes e uma coloração rosa à sua carne. No restaurante Truta Rosa você poderá conhecer mais e também saborear este delicioso pescado.
Onde: (24) 3387-1149 – Parque Nacional do Itatiaia – Bocaina de Minas.