A Catedral Nova de Salamanca está em um complexo que reúne a Catedral Nova, A Catedral Velha e a Diocese de Salamanca. Historicamente, quando se construía um novo templo maior, ele era erguido no mesmo local do antigo, ou, quando em outro lugar, o anterior era demolido. No caso de Salamanca, decidiu-se que ambos os templos permaneceriam em pé.
Salamanca
Segundo estudos arqueológicos, Salamanca já era habitada desde a Idade do Bronze e foi conquistada pelo maior estrategista militar da história, o general cartaginês Aníbal Barca, em 220 a.C.. Entretanto, o exército romano invadiu e dominou Salamanca e a anexou ao território da Lusitânia. Com a deterioração do Império Romano, a cidade foi dominada pelos alanos, pelos visigodos e pelos muçulmanos.
Sua localização contribuiu para que o processo de povoamento fosse mais demorado, pois aqui era o ponto nevrálgico das batalhas entre os cristãos do norte e os invasores. Somente em 1102, Raimundo de Borgonha gerenciou uma campanha para que castelhanos, francos, portugueses, galegos, bracarenses, judeus, entre outros, habitassem Salamanca.
Para isso, foram criadas instituições seculares e religiosas para dar apoio à nova população, como: criação de diocese; construção da catedral, hoje denominada de Catedral Velha; e escolas, como a que se transformou na Universidade de Salamanca.
Catedral Velha de Salamanca
Sua construção data do início do século XII, a mando do bispo Jerónimo de Perigord. Sua arquitetura inclui elementos góticos e românicos.
Catedral Nova de Salamanca
Em estilo gótico e barroco a Catedral Nova de Salamanca foi construída entre 1523 e 1733 pelos arquitetos Rodrigo e Juan de Hontañón. Quando Lisboa foi destruída pelo terremoto de 1755, a Catedral sofreu abalos em sua cúpula e em seu campanário. Além de seu exterior ser todo esculpido, seu interior é ricamente trabalhado e iluminado. Dentre as várias capelas destaca-se a de “Todos os Santos” com cerca de cem estátuas douradas de vultos bíblicos. O órgão foi confeccionado por Pedro de Echevarria, o mais renomado, da época.
Uma curiosidade é que, em 1992, quando a Catedral Nova foi restaurada, uma figura do astronauta Yuri Gagarin foi entalhada na fachada norte, pelo pedreiro Miguel Romero. Esse entalhe foi motivo de muitas especulações que geraram muitas polêmicas.
Onde: C. Cardenal Pla y Deniel, 37008 – Salamanca.