Em um terreno elevado com vista para o rio e toda a aldeia de São José de Rio Negro, os missionários carmelitas construíram, de barro e palha, em 1695, a primeira igreja da posteriormente fundada cidade de Manaus. Simples e rústica, a igreja precisou ser reconstruída, com ajuda de tribos indígenas, ganhando novas instalações.
Leia mais sobre os atrativos de Manaus em nossa página do Amazonas
Mas em 1850, a igreja foi destruída por um incêndio. Novamente, cinco anos depois, começou a reconstrução que demoraria 20 anos para acabar. Em estilo neoclássico, a obra é considerada o primeiro patrimônio histórico arquitetônico da cidade.
Museu da Catedral de Manaus
Em uma ala anexa à igreja funciona um museu que guarda a história. E também relíquias católicas, como a cadeira que o Papa João Paulo II usou em uma missa campal na cidade. Além disso, o espaço preserva as descobertas provenientes de escavações realizadas por arqueólogos no decorrer da última reconstrução.
Um acervo de batinas usadas pelos Bispos da cidade e outros paramentos também são expostos aos visitantes.
Curiosidades:
- O artista francês Joseph Gaune é quem esculpiu o altar, em mármore, no ano de 1874.
- Os seis sinos do campanário foram trazidos de Portugal em 1875.
- Em 1927 recebeu a visita da Família Imperial Brasileira.
- O Papa João Paulo II, em 1980 quando esteve no Brasil, visitou a catedral em um encontro de autoridades eclesiásticas.
- Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original.
- A Diocese do Amazonas foi criada em 1892 e a elevação da igreja para Catedral foi em 1946.
- Os restos mortais de Dom Lourenço Costa Aguiar, bispo na época de sua fundação, permanece no mausoléu da Catedral de Manaus.