A Praça de São Marcos ou Piazza San Marco é o símbolo do poder da antiga República de Veneza. Um dos cartões postais mais conhecidos do mundo, a Praça de São Marcos possui um conjunto arquitetônico repleto de influências que caracterizam sua vocação cosmopolita desde a Idade Média. Não somente a beleza de suas edificações chama atenção, mas também sua localização: a cidade maravilhosa, “A Sereníssima”, como é chamada Veneza.
Veneza
Acredito que para muitos, entender como Veneza foi construída seja muito complexo. A cidade está localizada no Mar Adriático, na Lagoa de Veneza e abrange 118 ilhas ligadas por cerca de 400 pontes, além de uma parte no continente. Na área insular o meio de transporte é composto por embarcações que transitam pelos seus 177 canais. A ligação entre as ilhas e o continente se dá pela ferrovia datada de 1846 e pela Ponte della Libertà, construída em 1933.
Veneza foi erguida em terreno pantanoso, por isso necessitou o emprego de técnicas de impermeabilização natural das estacas de madeira fincadas nas pedras abaixo do solo lamoso da lagoa. A própria lama impermeabilizou essas madeiras que foram erguidas acima do nível da água e assim recobertas com as pedras de Istria (região da Croácia), uma espécie de mármore, também impermeável. Somente após esses procedimentos, as edificações foram erguidas. Porém, por Veneza estar no limite da maré, quando da maré alta (acqua alta), ruas e praças ficam alagadas, principalmente a Praça de São Marcos que está na parte mais baixa da cidade. Presume-se que Veneza foi edificada nesse local por questões de proteção.
Com invasões oriundas de todos os lados na região de Vêneto, Veneza foi estratégica na proteção do território quando da ascensão do doge Agnello Participazio (10° doge de Veneza) no ano de 809, que transferiu a cidade para o meio da Lagoa. Os governantes vitalícios eleitos pela elite local eram denominados Doges. Esse regime durou entre os anos de 697 e 1797.
Atrativos da Praça de São Marcos
Basílica di San Marco
Em estilo bizantino, a Basílica di San Marco foi erguida em 832 para abrigar as relíquias de São Marcos Evangelista oriundas de Alexandria. Seu projeto teve como inspiração a Basílica dos Apóstolos e a Basílica Santa Sophia, localizadas na então Constantinopla. Ao longo dos séculos, ornamentos foram inseridos em seu interior. Como Veneza era um dos principais portos da época, ornatos eram vendidos aqui mesmo e peças eram compradas por mercadores que viajavam constantemente a Ásia. Alguns foram saqueados como os Cavalos di San Marco trazidos de Constantinopla, na Quarta Cruzada, a mando do Doge Enrico Dandolo, em 1204.
Campanário di San Marco
Com noventa e oito metros de altura, o Campanário di San Marco foi construído no século XI. Foi seriamente danificado por pelo menos três vezes, e restaurado em todas elas. Somente em 1776 o Campanário recebeu um para-raio, porém, uma forte rachadura fez com que desabasse em 1902. O Campanário foi reconstruído dez anos depois com o lema “Onde estava e como era”.
Torre dell’Orologio
Em estilo renascentista, a Torre dell’Orologio data do século XV. No topo, duas esculturas, um velho e um jovem que simbolizam a passagem do tempo, batem no sino avisando as horas. Descendo, temos o Leão de São Marcos com um livro aberto. Mais abaixo, esculturas da Virgem e do Menino Jesus que “recebem” a visita de outras esculturas dos Três Reis Magos no dia dos Reis e na Páscoa. No patamar inferior, o Relógio, em azul e dourado, onde as horas são marcadas também com os signos do zodíaco.
Palazzo Ducale
Conhecido também como Palácio do Doge, o Palazzo Ducale foi erguido em estilo gótico veneziano entre os anos de 1309 e 1424. Aqui era a sede do Doge e hoje abriga o Museo di Palazzo Ducale. Seu interior é dividido em várias salas: dos Escarlates, dos Escudeiros, do Escudo, dos Filósofos, dos Retratos, do Magistrado, da Justiça Penal, dos Couros, da Justiça Civil, do Arsenal, Salão Maior, do Escrutínio, entre outras. Não é necessário dizer que a decoração de cada uma dessas salas são verdadeiras obras de arte assinadas por renomados artistas como: Pisanello, Gentile da Fabriano, Guariento, Jacobello del Fiore, Palma il Giovane, Jacopo Tintoretto, Veronese, Andrea Tirali, Antonio da Ponte, Alessandro Vittoria, Francesco Bello, Faenza e Ponchino.
Antes da construção do prédio das Prisões Novas, ligada ao Palazzo pela Ponte dos Suspiros, os prisioneiros eram encarcerados, segundo suas condições financeiras, em dois pavimentos: para os mais ricos, o sótão do Palazzo; e para os mais pobres, o subsolo localizado abaixo do nível da água, portanto um verdadeiro inferno de umidade e insalubridade.
Veneza é um dos lugares mais significativos do mundo. Capital do romance, cenário de inúmeros filmes, símbolo de um poder de época. Carrega em seu DNA a capacidade de absorver culturas variáveis e ainda ter personalidade própria. Terra das máscaras, da elite, das gôndolas. Terra das pontes e da água. Terra da Praça de São Marcos, com suas construções que flutuam magicamente sobre as águas vindas do Adriático!