A Santissimo Nome di Gesù all’Argentina é uma das igrejas mais significativas de Roma é a Santissimo Nome di Gesù all’Argentina. Conhecida também como Gesù (Igreja de Jesus), ela é a primeira igreja construída em estilo Barroco, o que a torna um marco arquitetônico.
Construção
O início de sua construção data de 1568. Foi edificada a mando de Ignacio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, cujos membros são denominados Jesuítas. Um dos artistas que quiseram projetar a Santissimo Nome di Gesù all’Argentina foi Michelangelo, porém os arquitetos responsáveis pela edificação foram Giacomo Barozzi da Vignola e Giacomo della Porta.
Referência arquitetônica
Um dos principais objetivos da Companhia de Jesus, era a pregação e a conversão dos povos ao cristianismo. Com a então recente descoberta da América, inúmeros jesuítas assumiram a responsabilidade de catequisar os povos americanos (pagãos). Desta forma, muitos foram os templos erguidos por estes, em terras americanas que seguiram os moldes da Igreja Santissimo Nome di Gesù all”Argentina, ou seja, em estilo Barroco. O estilo Barroco, nesse caso, simplificou a construção de novas igrejas, antes dominado pela suntuosidade do estilo Gótico. Excluíram os vastos corredores laterais, fazendo com que o fiel fique com sua atenção voltada para o altar-mor e, as capelas, mais próximas do corredor principal, aproximavam toda a congregação.
Capelas
Nas laterais do interior de igreja foram criadas capelas, são elas: Cappella di Sant’Andrea, com pintura de Agostino Ciampelli; Cappella della Passione, com peças de Giuseppe Valeriani e Gaspare Celio; Cappella degli Angeli, ornamentada por Federico Zuccari, Silla Longhi e Flaminio Vacca; Capella di San Francesco Xavier, criada por Giovanni Francesco Negroni, além do relicário que abriga o braço direito de São Francisco; Capell di Sacro Cuore di Gesù; Cappella di San Francesco Borgia, com imagem do santo feita por Andrea Pozzo e peças de Galiardi, Nicolò Circignani e Marchese Ferrari; Cappella della Sacra Famiglia, com obra de Circignani; Cappella della Santissima Trinità, de artistas incertos; e as capelas de Ignacio de Loyola e da Santa Virgem.
Capella di San Ignacio
Essa capela é um dos destaques da Santissimo Nome di Gesù all’Argentina pela sua magnitude e beleza. Criada por Andrea Pozzo, entre os anos de 1696 e 1700, para abrigar o corpo de Ignacio de Loyola que está na urna em bronze de autoria de Alessandro Algardi. O globo terrestre, que é uma réplica da original feita em lápis-lazúl (de Giacomo della Porta), foi confeccionado por Adamo Tadolini. Também decoraram a capela: Pierre Legros e Jean-Baptiste Théodon. Todos os dias às 17:30h, a imagem de Santo Ignacio sai detrás de uma pintura, ao som de música sacra. Esse mecanismo recebe o nome de macchina barocca.
Capella Madonna dela Strada
No antigo local onde foi erguida a Santissimo Nome di Gesù all’Argentina, estava a Igreja Santa Maria dela Strada, onde Ignacio de Loyola rezava para a imagem da Santa Virgem. Hoje, a imagem de Santa Virgem, adornada com pedras preciosas está na capela projetada por Giuseppe Valeriani, com afrescos de Pozzi.
Ao visitarmos locais tão significativos e entendermos seus legados, nos dão uma visão mais ampla de nossas origens e influências que estão estampados até os dias atuais. Esses marcos são os símbolos históricos de muitas civilizações que permearam a construção de muitas civilizações e que deram o rumo na construção do que somos hoje.
Onde: Via degli Astalli, 16 – Roma