Pico da Neblina é reaberto ao público

Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil com 2995,30 metros de altitude.

Yaripo a montanha sagrada dos yanomamis, morada dos espíritos guardiães desse povo, que significa Montanha do Vento, é o ponto mais alto do território brasileiro, com 2995,30 metros de altura e conhecido pelos “brancos” como o Pico da Neblina. Localizado na Serra do Imeri, norte do Estado do Amazonas, no coração da selva amazônica, próximo da divisa com a Venezuela, ficou fechado para visitação desde 2010.
Descoberto na década de 1950 pelo então comandante Mário Jucá, da Panair do Brasil, ao sobrevoar o pico num raro momento em que ele não estava encoberto pela neblina, sempre foi palco de expedições de estudos de fauna e flora, sen do a pri meira delas liderada pelo curador do Jardim Botânico de Nova Iorque, em 1954. Algumas espécies de anfíbios e de bromélias só existem ali.

Macaco-caiarara às margens do Rio Amazonas


O local que sempre foi procurado por aventureiros e alpinistas que buscam chegar ao cume da montanha mais alta das Américas fora a Cordilheira dos Andes, foi enfim reaberto ao público no último dia 19 de fevereiro, depois de cinco anos de estudos para um plano de visitação que não tenha impacto ambiental, onde a Funai, ICMBio, Yanomamis (AYRCA) através de um rigoroso processo, selecionaram  apenas três agências aptas a operar grupos na região que além de ser território indígena e também um parque de conservação nacional.
Mesmo com a liberação, fortes restrições continuam, como o número de pessoas por grupo de expedição, que não poderá exceder em dez e a constância futura de no máximo duas expedições mensais.

Papagaios, a exuberante fauna da Amazônia


A subida não é para qualquer um, tem que estar preparado e ser experiente para subir o Pico da Neblina, que apresenta variação de vegetação e clima a cada patamar. O solo também muda constantemente, indo da lama escura e escorregadia as pedras rolantes, com caminhada média de quatro dias, andando uma média de 4 a 5 horas por dia, chega-se ao ponto mais alto do relevo brasileiro. No topo da montanha, a temperatura chega a 20°C durante o dia e cai para 6°C à noit e. mas tudo isso vale a pena e tem como presente uma vista única, exclusiva, um verdadeiro luxo, pois poucos terão essa oportunidade.

arara-canindé

Dentre as três únicas credenciadas em todo mundo, está a Roraima Adventures, que hoje é referência nacional e internacional das expedições de subida ao Monte Roraima.
Segundo Magno Souza, proprietário da operadora, já existe uma grande lista de interessados na expedição, alguns são escaladores de fama internacional, que estavam contando os dias para a possibilidade de escalar o ponto mais alto do nosso país.
O calendário das saídas e os valores estarão publicados até o meio do mês de março no site da Roraima Adventures ( roraimaadventures.com.br/)

Fotos: ICMBio, 
Fotos animais : Márcio Masulino