As clássicas fazendas de Vassouras e as atrações do Vale do Café

Uma das cidades mais importantes para o crescimento do estado do Rio de Janeiro é também um cenário indescritível do turismo histórico e cultural. A cidade de Vassouras e as cidades da região abrigam um dos mais admiráveis conjuntos arquitetônicos do século 19.

Além de turismo histórico e cultural, podemos atribuir a região uma das mais autenticas mostram do turismo cênico no Brasil. Esse segmento do turismo é muito difundido na Europa, principalmente em países ibéricos, como França, Espanha, Itália e Portugal.

Igrejas, casarios, palacetes e uma série de fazendas centenárias que oferecem um importante acervo da produção cafeeira do Brasil.

Para visitar essa belíssima região, o melhor é explorar e conhecer as históricas fazendas e bem conservadas fazendas de café. Sede de uma importante universidade privada, Vassouras tem um conjunto de prédios históricos a serem explorados e visitados na área central da cidade. A praça Barão de Campo Belo reúne as construções históricas importantes, como a casada do Barão de Itambé (séc 19) e a antiga casa de Câmara e Cadeia de 1860.

No ponto mais alto fica a belíssima igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (1828). Mais embaixo, um conjunto de casas deram origem ao Shopping Casario, uma série de lojas de roupas, artesanatos e quitutes, instaladas em casas de estilo colonial.

Vale uma visita também a antiga estação de trem, onde funciona um PIT (Posto de Informações Turísticas) e algumas pequenas lojas de artesanato. Uma cafeteria funciona ao redor da mesma praça, onde os visitantes podem realizar a degustação de bons café regionais.

A Casa da Hera, uma famosa construção atualmente encontra-se fechada pela pandemia, mas está do mesmo jeito que foi deixada por Eufrásia Teixeira, herdeira do negociador de café Joaquim José Teixeira Leite. O salão social preserva um majestoso piano de cauda de 1862.  Outra visita imperdível na parte central da cidade é o Vassouras Café Escola, –  uma escola para apreciadores do café; Lá há venda de vários produtos, como licor, brigadeiro, bolachas e o próprio café moído e torrado. Além disso o espaço oferece cursos de especialização nos vários ramos da indústria cafeeira.

Tour histórico nas centenárias fazendas da região é resgate histórico

Você pode começar o roteiro pela “ Cidade dos Barões”, se hospedando ou simplemente visitando as fazendas, riquíssimas que foram ali instaladas  durante o Ciclo do Café, do século 19.

O roteiro pode ter início na Fazenda Agroecológica Alliança, uma grande propriedade auto sustentável, que tem um café premiadíssimo, queijos e iogurtes de búfalo e uma impressionante arquitetura preservada.

Nos aposentos todo o charme da hospedagem que lhe permite viver a história pura. Lagos, mirantes, piscinas, tulha e uma enorme cafeteria que ministra cursos de degustação da bebida dos deuses. O local é também destinado a encontros, palestras e workshops e treinamentos empresariais. Na gastronomia quase tudo vem da horta de produção própria e orgânica. Sucos naturais de frutas, doces preparados com muito capricho e temperos que lembram as receitas dos avós com requintes clássicos de apresentação e sabor.

A Fazenda Agro Ecolóciga Alliança tem ainda piscina, sauna, apartamentos cm móveis de época e salas de leitura e tv equipados com movelaria rústica e tradicional. A criação de búfalos é um dos destaques e a maioria da produção atende há uma grande indústria que fabrica produtos a base do leite desse leite forte a saboroso. Delicie-se pela entrada de palmeiras imperiais e sinta tanto ao amanhecer com no cair da tarde a sinfonia dos pássaros que visitam a região. Além disso a mata densa que cerca a fazenda abriga, tatus, saguis, pacas, lontras, capivaras, tucanos e gaviões.

Outra fazenda centenária que merece uma experiencia de hospedagem é a São Luiz da Boa Sorte, que está localizada na rodovia Lúcio Meira, exatamente no Km 210, há 22 quilômetros do  centro de Vassouras.  Um lugar encantador, imponente e repleto de histórias. Um lago com uma praia, sala de jogos, uma refrescante piscina de água corrente, um restaurante colonial ao pé de fogão de lenha e uma culinária dos tempos do barões lhe aguardam para viver uma experiencia única. Além disso, o empreendimento possui uma completa equipe de recreação para crianças, com jogos, brincadeiras, gincanas e pequenas apresentações de teatro e contagem de contos.

Vassouras

  Vale um tour ao Museu do Café, que está dentro da fazenda e que conta a história completa do Ciclo do Café, sem se esquecer da importância dos escravizados que deram a vida na construção dessa importante região, do interior fluminense. Um passeio de trenzinho mostra de maneira lúdica as instalações que completam a enorme fazenda. A São Luiz da Boa Sorte oferece ainda uma completa equipe de alimentos e bebidas, com um farto e delicioso buffet no fogão a lenha. Tudo é preparado ali mesmo, com requinte, sabor, textura e um resultado surpreendente.

Turismo histórico e ecológico se fundem

Visitar a cidade de Vassouras, permite reviver o Ciclo do Café. A região tem enorme potencial e grande logística para o visitante explorar outras  cidades que completam a sua viagem como:  Piraí, Barra do Piraí, Rio das Flores, Volta Redonda, Paty do Alferes, Mendes, Conservatória e outras que formam um dos mais admiráveis roteiros turísticos e históricos do Brasil. São dezenas de construções históricas, fazendas centenárias da época dos Barões do Café. Essa região abriga ainda, parques, estradas cercadas de Mata Atlântica preservada, rios, corredeiras, cachoeiras e uma infinidade de opções gastronômicas das mais variadas possibilidades, gostos e sabores.

O Jardim dos sons e das sensações

Uma atração que deve ser feita principalmente em família e que completa o passeio é visitar o Jardim Ecológico Uaná Etê.  Criado pela musicista Cristina Braga e seu marido a área é cercada por uma enorme e preservada  Mata Atlântica. O parque oferece nada menos que 10 kms de trilhas, espaços para exercícios em meio a natureza, chuveirões e escalda pés, além dos jardins temáticos que tem a música e os sons como principal elemento cênico.

No roteiro você pode se esbaldar com o bosque dos sinos, as teias que enaltecem as aranhas que são tão importantes para o equilíbrio do ecossistema local, as redes onde você pode  contemplar uma impressionante vista da exuberante mata e a árvore das infinitas possibilidades para realizar os maiores desejos. O local abriga ainda um restaurante com especiais, autoriais e exclusivas do Restaurante Bristô do Paço .

Após o tour de mais de 4 horas, experimente os deliciosos chás preparados com água mineral, flores e ervas colhidas ali mesmo, diariamente pela equipe de Alimentos e Bebidas. Confira também de hospedagem no local, com uma experiência única de contato com a natureza, o céu, as estrelas e o ar puro, além é claro de poder acordar e dormir com os sons verdadeiros da natureza.

Hotel Santa Amália é referência de hospedagem e cria feira de artesanato

O Hotel Santa Amália, foi inaugurado em 1969 e segue sendo referência em serviços de hotelaria em toda a região. A proprietária Ana Lúcia Furtado é uma das maiores batalhadoras do desenvolvimento da região.

O Santa Amália é a Antiga sede do Convento Sacre Coeur de Marie, tem mais de 40 mil m² de área verde, com uma  atmosfera de aconchego e tranquilidade, preservando parte da sua arquitetura original, aliando detalhes de modernidade e conforto.

O Santa Amália tem espaços internos para promover grandes encontros, reuniões de trabalho, confraternizações, seminários e eventos de caráter familiar e ou empresarial.

Completam o lazer: piscina ao ar livre, piscina aquecida, sala de jogos, bar, restaurante com o melhor do cardápio nacional e internacional, playground, jardins tropicais e apartamentos amplos equipados com tv, frigobar, ventilador de teto e ar condicionado. O empreendimento tem uma decoração minimalista e moderna, sem esquecer os requintes da arquitetura original e tradicional. Bom restaurante, excelente serviço e um dos mais bem avaliados serviços hoteleiros da região.

Desde o início da pandemia, o Hotel Santa Amália não fechou se quer nenhum dia. Manteve o atendimento, apenas adaptando para os mais rigorosos processos de distanciamento social e protocolos de atenção as normas de prevenção a Covid-19.

Santa Feira reúne artistas e artesãos da região

Uma proposta inovadora, feita pela administração, foi a criação da Santa Feira, que reúne mais de 20 expositores  locais, que comercializam queijos, doces, bordados, sacolas artesanais, bijuterias, sabonetes e cremes, produtos em couro, licores, mel e lógico cafés gourmet.

Essa iniciativa inovadora e democrática permitiu que o empreendimento se abrisse para tanto as turistas como aos morados de Vassouras e cidades da região, sendo um movimento de incentivo à produção criativa, fazendo e promovendo um intercâmbio entre turistas e população local, com os artesãos e expositores.

Vassouras

A cidade de Vassouras oferece ainda uma excelente estrutura de hospedagem com boa gastronomia, ótima vida noturna e uma população que se orgulha de seu importante passado, preservando o café como seu verdadeiro ouro negro. Mesmo sabendo das mazelas da escravidão, o período de produção cafeeira trouxe a Vassouras um dos mais respeitados acervos arquitetônicos do Brasil. A cidade conseguiu como poucas, preservar o seu passado, resgatar a sua história e prosseguir de maneira viva através da atividade turística mostrar de maneira única e real um passado real da história brasileira.

Preservar as construções, manter intacta as fazendas, mas sem se esquecer também do passado triste da escravidão que com o suor do trabalho dos negros e seus descentes,  construíram aos Barões do Café uma das regiões mais ricas do mundo à época.

Onde Ficar

Fazenda Agroecológica Alliança

Vila Hibisco –

Hotel Santa Amália

Fazenda São Luiz da Boa Sorte

Onde comer

Restaurante Relíquia – Bem na praça central tem um buffet excelente, com sabores incríveis da culinária das montanhas.