Céu nublado, chuva e friozinho, com certeza, são as principais características de Curitiba. A capital paranaense, no entanto, é repleta de belezas naturais e históricas. O melhor de tudo é que quase todos os pontos turísticos podem ser conhecidos à pé e de maneira gratuita.
Coloque seu agasalho e parta para conhecer os cartões-postais, que são muitos! A começar pelo charmoso Jardim Botânico, onde está a delicada cúpula de vidro inspirada no Palácio de Cristal, em Londres. Os enormes jardins, em estilo francês, possuem diversas espécies de plantas nativas catalogadas e, de tão bonitos, despertam a vontade de ficar ali o inteiro. Aprecie sem moderação e com bastante tempo. Se desejar, leve quitutes para fazer um piquenique.
Marca registrada da cidade, os parques e bosques dão um ar ainda mais vívido para Curitiba. No Baguiri, o ambiente é muito mais do que área verde, mas também casa para pássaros e simpáticas capivaras – estas podem ser vistas ao redor ou tomando um banho no lago. Com mais de 1 milhão de m², o visitante tem espaço suficiente para relaxar, andar de bike ou se aventurar nas trilhas floresta adentro. Dentro do parque está também o Museu do Automóvel de Curitiba, onde é possível conhecer mais de 70 veículos diferentes.
Com um dos mais belos mirantes da cidade, o Bosque do Alemão conta com inúmeras manifestações culturais que celebram as tradições germânicas. São 38 mil m² de mata nativa, que faziam parte da antiga chácara da família Schaffer, e hoje contam com uma rica história arquitetônica. Entre os atrativos estão a trilha de João e Maria, que narra o conto dos irmãos Grimm, uma biblioteca infantil; a Torre dos Filósofos ,mirante em madeira que permite vista panorâmica da cidade e da Serra do Mar; e a Praça da Poesia Germânica, com a reprodução da fachada da Casa Mila, construção germânica do início do século, originalmente localizada no centro da cidade.
Digna de ser um dos destaques de Curitiba, a Ópera de Arame é um dos principais espaços dedicados à arte e cultura da capital. Sua construção peculiar, com tubos de aço e estruturas de metal, atrai atenção de todos que visitam a região e merece ser conhecida em noites de espetáculo. Para entrar no anfiteatro, o turista passa por uma ponte em cima de um lago e chega até uma cascata artificial, garantindo um visual magnífico.
Outro lugar que não dispensa visita é o Museu Oscar Niemeyer. Assinado pelo ilustre arquiteto, o “Museu do Olho” abriga mais de 7 mil obras dedicadas às artes visuais, arquitetura e design.
Os museus Egípcio e Tutankhamon são dedicados a preservação e divulgação da história e cultura do Egito, bem como ao antigo Faraó. O projeto museológico conta com réplicas de peças encontradas em escavações e outras relacionadas ao poder real, cotidiano, divino e à garantia de vida após a morte.
A capital paranaense conta com a Linha Turismo, ônibus que roda por diversos pontos turísticos em toda a cidade. Durante o verão, ela opera diariamente, das 9h às 17h30, com saída inicial na Praça Tiradentes, no centro da cidade.
Texto por: Carolina Berlato
Imagem Destaque por: Renato Soares – MTUR