Uruguaiana, a cidade das três fronteiras

Além de ter tido papel importante para o comércio brasileiro nos séculos XVIII a XX, Uruguaiana hoje carrega o título de maior porto seco da América Latina. No Rio Grande do Sul, também é cidade com alta movimentação de turistas, que aproveitam a passagem entre países (Brasil, Argentina e Uruguai) para conhecer prédios históricos e até mesmo para participar do famoso e tradicional Desfile de Carnaval da cidade, que acontece no mês de março e reúne milhares de turistas vindos dos três países, que acompanham as apresentações das escolas de samba locais.

uruguaiana
Foto por Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul via www.turismo.rs.gov.br

A cidade tem atrações inusitadas, como o Chimarródromo, na praça central, uma pequena “estação” que oferece água quente para o chimarrão, importantíssimo hábito de gaúchos, uruguaios e argentinos. A praça é cercada de prédios públicos, sendo muitos deles bem antigos. Na praça está também a igreja matriz da cidade, a Catedral Sant’Ana, com história que remete ao ano de 1861, quando foi construída a paróquia.

O monumento em homenagem ao Barão do Rio Branco é “ponto de encontro” para os uruguaianenses. Barão do Rio Branco foi homenageado por ter garantido o processo de segunda independência de Uruguaiana, que em 1874 adquiriu o status de cidade. A autoridade convenceu o imperador Dom Pedro II de que o Brasil devia à cidade pela vitória brasileira na Guerra do Paraguai.

Vale lembrar que Uruguaiana foi ponto de conflito durante a Guerra do Paraguai. Foi onde aconteceu o Cerco de Uruguaiana, entre 16 de julho a 18 de setembro de 1865, que acabou por render o exército paraguaio.

Nada mais típico da região do que os produtos vendidos na “Casa do Gaúcho”, onde se encontra desde vestimentas como bombachas a alpargatas e pelegos. Na cidade há também vários free shops, com diversas lojas onde é possível comprar produtos importados em geral, com destaque para os eletrônicos e perfumes.

Há ainda para ser visitado o Centro Cultural Dr. Pedro Marini, com exposição de armas, arreamentos, pratarias, documentos, jornais, móveis, maquinários, vestes e fotos de pessoas ilustres ligadas à história da cidade. O local retrata parte da história de Uruguaiana e do Rio Grande do Sul e sua cultura. As exposições são permanentes e o museu oferece visitas guiadas.

E não deixe de ir ao Sinuelo do Pago, um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) localizado na Coxilha da Tríplice Aliança, no bairro Santo Inácio. Lá são realizados muitos eventos, como jantares e shows típicos da região gaúcha.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul via www.turismo.rs.gov.br