Socorro, muito mais do que a cidade aventura

A cidade de Socorro ficou conhecida como destino de aventura, por oferecer experiências radicais como o rafting no Rio do Peixe com diversos graus de dificuldade, locais para salto de voo livre, tirolesas, pedras para rapel e os passeios de quadriciclos e cavalgadas, mas a cidade tem também o título de cidade acessível.

socorro
Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

O visitante já se encanta na chegada, ao passar por um dos dois portais da cidade, cheios de charme.

As malhas feitas em Socorro são bem conhecidas pela qualidade e bons preços. Há espaços com várias lojas e produtos diversificados, como a Feira Permanente de Malhas, um verdadeiro shopping de malhas. O Moda de Fábrica é um dos principais centros de compras, em frente ao Horto Municipal, um tranquilo parque com área verde, produção de mudas, playground para as crianças e trilhas para caminhada.

socorro
Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

O centrinho da cidade tem um ar de antigo, com pontes sobre o rio e bancos espalhados pelas calçadas de diversas ruas. Na Praça 9 de Julho, um jardim colorido encanta, e entre as flores há várias fontes de água, tendo até uma chamada de fonte da juventude. No entorno, há vários barzinhos em antigos casarões, e pertinho da praça está a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Igreja Matriz da cidade, com uma linda fachada e uma decoração belíssima por dentro. 

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Um local encantador é a Gruta do Anjo, uma lagoa com águas em tons de verde e azul, com pedalinhos para passear no lago e atravessar a gruta que reflete no teto as águas.

Há diversos locais para passeios no entorno do centro, como em alambiques, onde se conhece o processo de produção da cachaça e se pode degustar vários tipos da bebida, além de licores também produzidos artesanalmente.

Foto por Sergio Luiz Jorge – expressão studio

Para ter uma vista panorâmica de Socorro e das cidades vizinhas, basta ir ao mirante Cristo Redentor, um dos principais pontos turísticos do destino.

A Pedra Bela Vista é o ponto obrigatório para ver o pôr do sol; por lá também pode se aprender a fazer o Pan de Palo. Moldado em uma haste de madeira, o pão é assado na brasa da fogueira e é uma experiência bastante saborosa. O espaço é bem estruturado, com restaurante, bancos espalhados pelo deck panorâmico e onde se pode também praticar esportes de aventura, como rapel, trekking e slackline.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Sergio Luiz Jorge – expressão studio