A cidade de Extrema, no sul de Minas Gerais, é destino para os amantes do ecoturismo. As belezas naturais são impressionantes. Trilhas e cachoeiras ajudam os visitantes a se integrar com a natureza, além de picos e parques.
O Pico do Lopo é um verdadeiro mirante, que proporciona uma vista panorâmica da cidade e de toda a região. Para chegar ao pico são 8 km de trilhas estreitas, com trechos bastante íngremes. Quem se aventurar deve fazer o caminho acompanhado por guia que já conheça os pontos mais críticos do caminho.
Dois parques em Extrema devem ser visitados – um deles é o Parque Municipal Cachoeira do Salto, bem preservado, que possui uma ótima estrutura com restaurante e banheiro para receber famílias, além de estacionamento gratuito. Há também a cachoeira, que é a atração principal desse lugar. O outro parque é o Cachoeira do Jaguari, com trilhas, cachoeiras artificiais e um restaurante que serve comida caseira e específica da cidade. O local ainda possui uma cervejaria famosa.
Há também o Parque Ecológico Pico dos Cabritos, com um SPA, trilhas e diversas espécies de plantas. Para subir o morro é necessário carro ou um veículo 4×4, pois o caminho é um pouco complicado de transitar. Mas ao chegar ao topo, há uma paisagem maravilhosa, além de uma rampa de voo livre.
Ainda há o Pico do Lobo Guará, mais uma opção para os aventureiros e apaixonados por trilhas. A subida é considerada um pouco difícil, mas as paisagens no caminho vão compensar qualquer cansaço físico. O topo é um ótimo lugar para passar uma tarde, fazer piquenique e contemplar a vista em 360°.
O Santuário Santa Rita de Cássia faz parte do turismo religioso da cidade. Mesmo sendo bem pequeno, é um local que transmite uma grande paz.
Para fechar a visita a Extrema, visite a Empyreo Destilaria. O local proporciona uma experiência incrível, com degustação dos diversos tipos de cachaça artesanais produzidas ali.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: iStock / Guilherme Galluzzi Couto Paes