A cidade de Monteiro Lobato fica localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, na região do Vale do Paraíba, e mantém a tranquilidade das cidades de interior com casas com jardins floridos.
A igreja matriz, em estilo barroco, construída em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora do Bonsucesso, é um ponto de encontro dos moradores locais e atrai os turistas pelos seus vitrais coloridos.
A natureza é um dos atrativos do município, oferecendo várias cachoeiras como a da Mata, do Farias e a do Zé Maria, excelente opção principalmente nos dias de calor.
A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é um ponto procurado por vários romeiros para agradecer milagres e fazer promessas.
O mais procurado ponto turístico da cidade é o Sítio do Pica-Pau Amarelo, o mesmo das histórias escritas por Monteiro Lobato, na antiga Fazenda São José do Buquira, onde o escritor residiu no período de 1911 a 1917 e onde, atualmente, se encontra o casarão, o lago, o pomar, a cachoeira do Reino das Águas Claras e animais da fazenda. Foi neste local que o maior escritor da literatura infantil brasileira se inspirou para as histórias da boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Dona Benta, Jeca Tatu, entre outros personagens.
As manifestações culturais preservam as tradições no município, com destaque para as danças catira e o moçambique e a viola caipira.
A gastronomia tem como base a comida dos tropeiros e a culinária caipira, que podem ser encontradas nos vários restaurantes da cidade, que tem um turismo rural forte e diversificado.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Monteiro Lobato / reprodução via http://www.monteirolobato.sp.gov.br/