Entre Presidente Prudente e Araçatuba, Osvaldo Cruz é uma típica cidade de interior, a 574 km da capital paulista, com clima quente, gente amistosa e acolhedora. O portal de entrada é bem diferente do que normalmente se vê por aí, com um gigantesco meio globo geodésico.
O sossego parece fazer o tempo andar mais devagar, mas a cidade, embora tranquila, se destaca na produção de artigos para balé e dança. As duas indústrias do ramo instaladas na cidade respondem por mais da metade da produção brasileira.
A cidade tem filhos ilustres, como o radialista Osmar Santos e a ex-jogadora da seleção brasileira de basquete Magic Paula.
A Biblioteca Pública Municipal Belmiro Borini é uma das construções mais imponentes do local, que tem apenas um prédio, o mais alto da região da Nova Alta Paulista, que se destaca em meio às casas térreas com jardins bem cuidados, típicas de uma cidade de interior.
A grande estátua do Cristo é uma das atrações mais visitadas e um dos locais mais fotografados pelos visitantes.
Outros pontos de visitação são a Praça da Igreja Matriz de São José, com monumento à Imigração Japonesa, e o Parque do Povo, uma grade praça com jardins e chafariz.
Uma curiosidade sobre a cidade é que originariamente se chamava Califórnia, tendo a mudança de nome ocorrida quando da elevação de Vila a Distrito, em homenagem ao emérito cientista e médico brasileiro, Dr. Oswaldo Gonçalves Cruz.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: LTS LTS, via public domain, via Wikimedia Commons