A 230 km da capital do Amapá, Macapá, o município de Tartarugalzinho fica na região central do estado e tem como sua principal economia a criação de bois e búfalos.
É uma cidade “nova”, tendo sido elevada a município em 1987. Antigos moradores contam que o primeiro povoado a se originar foi o de Tartarugal Grande, que ficava às margens de um rio com o mesmo nome. Mas como o rio apresenta várias quedas d’água, dificultando o transporte, fez com que alguns moradores se mudassem para outro lugar, que denominaram de Tartarugalzinho, onde não havia dificuldades de transporte, tanto dos moradores quanto do gado via fluvial.
A descoberta do ouro na região trouxe grande número de garimpeiros, além da implantação da empresa AMCEL, empresa de plantação e extração de pinho substituída, posteriormente, pela multinacional Chamflora, também do setor de celulose.
Embora seja uma área de preservação, com mata exuberante, fazendo parte da Amazônia brasileira, e onde há grande número de quelônios por ser um dos locais preferidos para reprodução, o turismo ainda é pouco explorado.
Quem chegar à cidade pode contratar guias especializados para passeios de barco e para pesca esportiva.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: César Favacho, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons