Formiga tem todas as características de uma cidade de interior, onde a tranquilidade parece estar em todos os locais, com uma paisagem relaxante e a presença de montanhas, vales, paredões rochosos e cachoeiras por um lado e, do outro, o Lago de Furnas, conhecido como o Mar de Minas.
O destino é ideal para os amantes de esportes náuticos, como jet ski e windsurf, ou mesmo para uma tranquila pescaria. São vários os clubes náuticos à beira da represa, com estrutura de restaurantes e locação de equipamentos, inclusive oferecendo passeios de lanchas.
O centro da cidade, simples e pequeno, guarda casarões antigos, uma fonte luminosa que é o ponto de encontro e a Igreja Matriz de São Vicente Férrer, uma das mais belas da região. Construída em 1765, possui um órgão de 925 tubos, sendo o quinto maior do Brasil.
As Cachoeiras da Serrinha e da Cerâmica são ideais para banhos e, cercadas por mata nativa, são muito procuradas pelos turistas.
Outro ponto de visitação é o Cristo, uma imagem semelhante à do Rio de Janeiro, construída num ponto alto da cidade de onde é possível visualizar grande parte da região e ter uma visão panorâmica de Formiga.
Não deixe de conhecer o Farol da Boa Esperança, nas proximidades do Lago de Furnas, que orienta as embarcações no lago nessa região de encontro de várias águas.
Formiga é conhecida também pelo Mutirão de Carros de Bois, evento que reúne aproximadamente 52 carros de bois, confeccionados artesanalmente com madeira e ferro.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Pedro Arles, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons