A cidade fluminense de Casimiro de Abreu traz paisagens de serra e mar, oferecendo as duas opções de atrativos aos turistas que buscam o município para prática de esportes radicais ou simplesmente para aproveitar a tranquilidade das praias.
No distrito de Barra de São João é possível aproveitar as delícias das águas salgadas e doces, saindo da praia de areia grossa e mar nem sempre tranquilo ou banhando-se na cachoeira formada pelas águas do rio Macaé.
O rio Macaé corta toda a cidade de Casimiro de Abreu, com correnteza forte, e é a estrada dos praticantes do rafting. Com águas cristalinas, o Poço do Pai João, um complexo de piscinas naturais que pertencem ao Parque Municipal Córrego da Luz, é um dos pontos mais procurados principalmente aos finais de semana, ficando no km 60 da Ecoestrada Serramar.
A chamada prainha, localizada na foz do Rio São João, já em mar aberto, fica a alguns passos da outra prainha, essa de água doce, conhecida como Lagoinha. O local oferece uma pequena infraestrutura de quiosques e bares.
Passear no centro de Casimiro de Abreu é uma volta no tempo, com casarões coloniais de um lado e vasta área verde do outro, margeando o rio. Peças do antigo ancoradouro e pequenos píeres de onde saem barcos para passeios trazem um ar bucólico.
A antiga estação de trem da cidade, construída no final do século XIX, foi transformada em Casa de Cultura, expondo vários trabalhos de artistas locais.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde também vale uma visita. O templo abriga esculturas, pinturas, murais, vitrais e azulejaria.
E, para fechar o dia, todo turista deve assistir ao pôr do sol na praça, que é linda, bem cuidada e conta com um museu em homenagem a Casimiro de Abreu, que fica às margens do Rio São João.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Raku90, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons