Evento realizado no litoral norte da Bahia de 4 a 7 de maio reúne grandes escritores e shows de João Bosco e Antonio Nóbrega em um destino repleto de belezas naturais e atrativo para os turistas.
Que tal uma programação que reúne ao mesmo tempo um atraente evento literário e shows musicais de grandes nomes da música brasileira, tendo como cenário um dos destinos turísticos mais incríveis do litoral brasileiro? Pois é exatamente isso o que a 4ª Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FLIPF) oferecerá de 4 a 7 de maio, no paradisíaco litoral norte da Bahia.
Com o propósito de se firmar entre as celebrações literárias de destaque do Brasil, a 4ª edição da Festa Literária Internacional da Praia do Forte, que este ano traz como tema “Voam sonhos nas asas da esperança.”
O evento terá quatro espaços diferentes dedicados à literatura para crianças, adolescentes e adultos, com mais de 140 convidados, como as escritoras Guadalupe Nettel, do México, e Yara Nakahanda Monteiro, de Angola. Em 2022, teve mais de sete mil visitantes, e se consolida no calendário cultural brasileiro.
A parte musical ficará a cargo de João Bosco, no dia 5/5 (sexta) e de Antônio Nóbrega no dia 6/5 (sábado). Toda a programação do evento literário é gratuita, e pode ser complementada por passeios turísticos dos mais envolventes pelo local.
Situada a 56 quilômetros do Aeroporto Internacional de Salvador e a 80 quilômetros do centro histórico da capital baiana, a Praia do Forte possui inúmeros atrativos naturais, como belas praias, lagoas, piscinas naturais, coqueirais, trilhas e reservas ecológicas.
Um ponto histórico marcante é o Castelo Garcia D’Ávila, erguido em 1551 pelos portugueses e a única construção das Américas com características medievais. Foi a primeira fortificação portuguesa militar e residencial construída no Brasil. Devidamente conservada, possui um museu que conta a sua trajetória.
Os fãs de caminhadas ecológicas e da natureza poderão visitar o Parque Municipal Klaus Peters, com 3.6 quilômetros de trilhas, cercadas pela lagoa Timeantube, e a Reserva Ecológica de Sapiranga, com 600 hectares de mata atlântica, repletas de flores e plantas naturais, ideal para passeios a pé e também de bicicleta, cavalo e quadriciclo.
O Espaço Baleia Jubarte é uma instituição dedicada aos cuidados dos animais que visitam a região entre julho e outubro, especialmente as baleias jubarte. No local, você poderá conhecer mais sobre elas e até mesmo ver o esqueleto de uma.
As tartarugas são o foco do Projeto Tamar Praia do Forte, instituição que atua na preservação das várias espécies que vivem na região, e possui guias e atividades lúdicas para quem as curte e quer saber mais sobre elas.
A Vila da Praia do Forte é repleta de restaurantes, pousadas e lojas, e fica reservada aos pedestres e ciclistas. A parte gastronômica é das mais democráticas, pois oferece desde pratos típicos da região como ensopados e moquecas até as tradicionais pizzas e crepes, incluindo também sorveterias e cafés.
O acesso à Praia do Forte é extremamente simples, com ônibus saindo do centro de Salvador de hora em hora. A parte hoteleira oferece várias opções em termos de pousadas, hotéis, hostels e sobrados, sendo que alguns são pet friendly, permitindo ao visitante levar o seu animalzinho de estimação.
Graças á atuação da Turisforte (Associação Comercial e Turística de Praia do Forte), o local se tornou um dos destinos mais visitados do nordeste brasileiro. Temos a conciliação das muitas belezas naturais com uma ótima infraestrutura, que proporciona ao turista a oportunidade de relaxar e de se divertir de forma segura e tranquila.
A 4ª edição da FLIPF – Festa Literária Internacional da Praia do Forte conta com o patrocínio da Petroreconcavo e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Mais informações: flipf.com.br e praiadoforte.org.br