Se Bonito no Mato Grosso do Sul é conhecida como a capital do ecoturismo, a cidade homônima que fica em Pernambuco é chamada de uma das sete maravilhas do estado e também conhecida como a cidade das cachoeiras. A poucas horas de Recife, é um destino para quem gosta de aventura e natureza.
São quatro cachoeiras maravilhosas, cada qual oferecendo experiências distintas. A Cachoeira Véu da Noiva é a mais famosa e maior, com 32 metros, de difícil acesso e muito procurada para a prática de tirolesa e rapel.
Já a Cachoeira da Pedra Redonda é para quem quer relaxar, sentar nas pedras e aproveitar a queda das águas, assim como a Cachoeira Paraíso, também recomendada para banhos, com estrutura de restaurantes e prainha.
A Cachoeira Barra Azul é perfeita para você relaxar enquanto contempla a natureza e ouve o som das águas. Na parte de baixo forma-se uma piscina para um banho delicioso e, na parte de cima, o visual é belíssimo e rende fotos incríveis.
Outra atração imperdível em Bonito, em Pernambuco, é o teleférico, considerado o maior do Nordeste, com 1.200 metros de extensão, que liga o pátio de eventos do município à Capela de Nossa Senhora de Monte Serrat em uma viagem de 12 minutos. A igrejinha foi erguida em 1954 com dinheiro de leilão, rifas e esmolas doadas por moradores de Bonito e do agreste pernambucano como pagamento de uma promessa.
Bonito, em Pernambuco, foi eleita como um dos cinco melhores destinos para se voar de balão no Brasil. Os balões colorem o céu do município e revelam as belas paisagens por um ângulo diferente. A viagem dura em média uma hora e transporta até sete passageiros.
Passeio de helicóptero também é um atrativo diferente oferecido pelo Hotel Fazenda Pedra Rodeadouro, que sobrevoa as principais paisagens da região, como a Pedra do Rodeadouro, as cachoeiras Véu da Noiva e Barra Azul e o letreiro da cidade.
No Bonito Ecoparque, um espaço para quem gosta de aventura, as principais atrações são o rapel, o arvorismo, a tirolesa e a escalada. É cobrada uma taxa para quem quiser passar o dia ali desfrutando de toda a estrutura, que conta também com piscina, restaurante e parquinho para as crianças. Ainda é possível se hospedar ou acampar.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Marinelson Almeida – Traveling through Brazil from Niteroi, Brasil, via Creative Commons Attribution 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons