A cidade de Rio dos Cedros faz parte do chamado Vale Europeu, no estado de Santa Catarina, que tem como marca as tradições originadas pela imigração europeia, com cultura e gastronomia tradicionais alemã e italiana.
A 180 km de Florianópolis, Rio dos Cedros tem altitude que varia de 85 metros acima do nível do mar no centro da cidade até 1.030 metros no alto da serra. O município tem mais de 600 km de estradas de terra, passando por casas típicas alemãs e italianas e por diversas paisagens naturais, quase sempre ladeadas por rios e cachoeiras.
Entre novembro e janeiro, as hortênsias florescem e dão um show à parte no visual, deixando a região serrana ainda mais linda. Os caminhos para as atrações, os jardins das casas, as barragens e a beira das estradas ficam repletos de flores dando um charme ainda mais especial à paisagem.
Quem visita a cidade tem muito que conhecer, principalmente atrações naturais, como a Cachoeira Formosa, próxima à Barragem Rio Bonito, com seus 34 metros de queda, e a Gruta e Cachoeira do Índio.
Para quem gosta de caminhadas, uma boa opção é visitar o Morro da Igrejinha, uma montanha com 899 metros de altura localizada na região de Rio Milanês, a 25 km do centro de Rio dos Cedros. Possui no seu topo uma pequena capela dedicada a Santo Antônio, com uma linda vista dos municípios de Indaial, Timbó e de quase toda Rio dos Cedros. A subida de cerca de 2 km é íngreme (120 graus), com elevação de 300 metros, e só pode ser feita a pé, mas tem uma trilha bem conservada.
No caminho para a região dos lagos, há vários empreendimentos que oferecem canoagem e rafting, com diferentes níveis de dificuldade.
A Ponte do Rio Ada é um local bastante interessante, coberta de madeira, a 10 km do centro, com churrasqueiras e pequena represa no rio de águas limpas e propícias para banho. Há ainda outras quatro pontes cobertas, todas restauradas.
Para quem gosta de compras, a dica é conhecer o artesanato de Vime Rio Milanês, em uma comunidade localizada a 25 km do centro, onde as famílias sobrevivem do artesanato de peças de vime. No local tem ainda a capela de São Miguel, com altar e móveis construídos em vime, aberta aos domingos.
A Festa Trentina, realizada sempre no final de semana próximo ao feriado de 07 de setembro, é uma das maiores atrações da cidade e celebra a memória dos imigrantes italianos do município, com comidas típicas, exposição de produtos e apresentações de canto e danças típicas italianas.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Maikon Almeida, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons