No interior paulista, a cidade de Pedregulho foi fundada em 15 de agosto de 1897 pelos fazendeiros Major Antônio Cândido Branquinho, Capitão Elias Moreira e Tenente Salviano, que eram donos das terras onde se instalaria uma estação ferroviária da Companhia Mogiana e consequentemente um povoado com o nome de Campo das Pindaíbas, devido à grande quantidade de Xylopia, popularmente conhecida como pindaíba, existente na região. O nome Pedregulho veio posteriormente devido à grande variedade de cascalhos de cores e tamanhos diferentes.
A Cachoeira do Estreito é uma das grandes atrações locais, com queda de 98 m de altura, formada na fenda de um cânion, que pode ser avistada de todos os pontos do lago da represa do Estreito, onde deságua. O local ainda oferece outros atrativos, como praia artificial, rapel e passagem por baixo de sua queda.
Outro local muito visitado pelos praticantes de esportes de aventuras é a Caverna Buraco de Odete, uma formação aos pés de um morro de 45 m, com 15 m de raio e 55 m de profundidade, em dois extensos e largos salões. O acesso é através de rapel e a saída também por cordas. A entrada de luz solar da caverna propicia um espetáculo de cores entre 10h30 e 15h30. Também já foram descobertas outras seis cavernas, duas delas com pinturas rupestres de mais de quatro mil anos, e a Caverna Buraco Sem Fim.
O Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, uma Unidade de Conservação inserida em parte da área do Vale do Bom Jesus, apresenta forma de cânion. Com 2.069,06 ha, oferece muitos atrativos, como as trilhas dos Macacos, do Chalé, do Mirante e a do Malta, com graus de dificuldade diversos.
No município há 82 cachoeiras, entre elas a Cascata Grande, sendo a maior queda d’água livre do estado com 126 m de altura, localizada no Parque Estadual Furnas do Bom Jesus.
Os mirantes são outros atrativos do parque, favorecendo cenários privilegiados. É uma das últimas porções de Cerrado no estado e abriga uma fauna diversificada com animais silvestres de várias espécies, como tamanduá, lobo-guará, veado, onça-parda, macaco-prego, jaguatirica, ariranha e outros. Há também diversas espécies de pássaros, como mutum, tucano, pica-pau, gaviões, jacu e maritaca, além de répteis e anfíbios.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Ken Chu – expressão studio