Localizada no Ceará, Itapipoca é um dos principais pontos comerciais do estado, embora se mantenha com todas as características de uma cidade do interior do Nordeste. Em um único município estão presentes os atrativos praia, sertão e serra.
O nome Itapipoca, que mais parece um trava-língua, vem do tupi-guarani, significando pedra arrebentada.
No entorno da praça principal, que tem exposto um conjunto de esculturas que representam os três climas, há vários restaurantes simples que servem em grandes tachos receitas locais, como buchada de bode e outras iguarias.
Na região da serra é possível encontrar vários sítios paleontológicos, como o monólito da Pedra Ferrada, com várias inscrições rupestres. Muitos fósseis da megafauna já foram encontrados por lá, e sua maioria está em exposição no Museu da Pré-História que fica no centro da cidade.
As serras de Itapipoca são procuradas pelos turistas amantes da prática do ecoturismo e esportes de aventura, que têm na Pedra de Itacoatiara uma rampa ideal para voo livre e rapel. Há também várias trilhas pré-demarcadas para quem gosta de trekking e algumas grutas que serviram de moradia para os “homens da caverna”.
Para quem busca praia e mar, o litoral tem 25 km de praias, sendo as principais a Baleia e a Praia do Maceió, além da Barra do Rio Mundaú e as lagoas de Humaitá e do Mato.
Se for conhecer Itapipoca, saiba que no final de todo mês de agosto acontece a Feira Agroindustrial, o grande evento da cidade, com exposições de animais, produtos agroindustriais, artesanato, comidas típicas, leilão de gado e shows que acontecem todas as noites com bandas locais, regionais e nacionais.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Fabiobarros, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons