São Joaquim da Barra apresenta um dos melhores índices de qualidade de vida do estado de São Paulo. Tem o início de sua história no século XVIII, quando um grupo de imigrantes portugueses chegou à região e estabeleceu-se na área. Foi um importante ponto de passagem para a ferrovia que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro.
Quem passa pela cidade tem muito o que conhecer, como o Museu Histórico de São Joaquim da Barra, localizado no antigo casarão que já foi sede da prefeitura da cidade, onde se pode conhecer a história da cidade desde a colonização até os dias atuais.
Para quem gosta de estar junto à natureza, há três lugares que vale a pena conhecer em São Joaquim da Barra. O Parque das Águas é um dos mais belos da cidade, com lago artificial, trilhas, quiosques, playground e restaurantes. Já o Lago de São Joaquim da Barra é um dos principais pontos turísticos locais, excelente para a prática de esportes aquáticos e pescaria. E a Cachoeira da Fumaça completa a lista, com uma queda d’água de aproximadamente 30 metros de altura.
No centro, é possível encontrar um importante patrimônio histórico e arquitetônico, que inclui casarões, construções coloniais e a Igreja Matriz, construída no século XIX, de estilo barroco.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Fabiano Linhares, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons