Festival de Joinville terá 17 corais de cinco cidades

A comissão organizadora do 3º Festival de Corais de Joinville – que ocorre de 8 a 10 de setembro – divulgou ontem o balanço das inscrições para o evento, encerradas na terça-feira. Dezessete grupos, de Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis, confirmaram participação no encontro musical, que não se realizava há três anos, e, agora, volta à cena cultural, com a organização da Escola de Música Arte Maior. No total, serão 480 coralistas presentes no festival.

Divulgação

“O Festival de Corais desempenha um papel vital no aprimoramento dos coralistas e na promoção de um contato enriquecedor com o público”, aplaude Cristian Gonçalves, regente do Coral ABARÉ, de Florianópolis, que se prepara para vir a Joinville. “Participar de um festival como esse oferece uma oportunidade para os integrantes do coral se desafiarem e crescerem artisticamente, além da troca de experiência musical.”

Kátia Siqueira, diretora musical do evento, está entusiasmada com o retrospecto das inscrições. E promete “muitas novidades” para que os coralistas aproveitem o evento, com uma ampla programação de oficinas, ensaios coletivos, aulões e apresentações.

O festival será dividido em duas modalidades, competitiva e não competitiva. Na primeira, haverá classificação aos participantes e R$ 8 mil em prêmios. Os inscritos nessa modalidade vão apresentar três peças de livre escolha, com duração máxima de 15 minutos, além do tema do festival, que será entoado de forma coletiva. Também serão oferecidas oficinas aos coralistas e aos regentes. “Nosso propósito é consolidar o Festival de Corais e torná-lo referência”, resume Kátia. “Precisamos oportunizar mais experiência e crescimento para os grupos, para mostrar o trabalho de excelência que é realizado em nosso estado.”