Os visitantes da Reserva de Conservação do Deserto do Dubai (DDCR – Dubai Desert Conservation Reserve) podem agora aproveitar as experiências imersivas na flora e fauna indígenas dos Emirados Árabes Unidos, aprender sobre a Reserva, o trabalho realizado para conservar este belo mas frágil ecossistema, e muito mais, no novo Centro de Visitantes inaugurado hoje para celebrar o Dia Mundial dos Animais.
Ali Mubarak Al Soori, vice-presidente executivo de gestão de instalações e projetos e compras e cadeia de fornecimento do Grupo Emirates, disse: “Temos o prazer de melhorar a experiência dos visitantes da DDCR e ajudar a promover a conscientização sobre a conservação do habitat e as conquistas da Reserva. Com a movimentada temporada de inverno chegando, esperamos receber as pessoas no centro de visitantes e aumentar sua curiosidade pela vida selvagem e natureza de Dubai.”
O Centro de Visitantes da DDCR apresenta conteúdo cuidadosamente selecionado pelos especialistas em conservação da Reserva em cinco áreas do centro:
– O salão de recepção é um espaço aberto convidativo que recebe os visitantes no centro, onde uma enorme parede e um teto fotográfico destacam o órix-da-arábia no seu habitat natural. Um quiosque interativo permite que os visitantes explorem o mapa da Reserva e vejam onde foram avistados animais selvagens difíceis de encontrar, como a raposa-afegã.
– O salão cultural apresenta os principais marcos da DDCR desde a sua criação em 1999 como pioneira em áreas protegidas nos Emirados Árabes Unidos até a sua posição atual de modelo de sucesso de conservação de habitats, turismo gerenciado e educação e pesquisa científica. Elementos culturais ligados ao patrimônio do deserto dos EAU – como a falcoaria, a criação de tâmaras e a criação de camelos – também fazem parte da história da DDCR neste salão.
– A sala de audiovisual é um “minicinema” onde os visitantes podem assistir a um longa-metragem maravilhoso que apresenta uma visão geral da Reserva.
– Para eliminar o equívoco de que os desertos são áridos, o salão do habitat apresenta a flora e a fauna diversificadas indígenas da Reserva usando modelos impressos em 3D realistas, exibições holográficas, quiosques interativos e dispositivos que reproduzem os sons das várias espécies de aves encontradas no interior da DDCR. Há também espécies da vida real em exibição para os entusiastas da natureza.
– Fornecendo uma perspectiva totalmente nova sobre a vida noturna de Dubai, uma exibição em uma cúpula que utiliza tecnologia de ponta oferece no salão noturno uma experiência imersiva que mostra a vida selvagem noturna da DDCR.
Os visitantes podem explorar as exposições por conta própria, que incluem réplicas em tamanho real da lebre-do-cabo colocadas em todo o Centro e explicações em áudio pré-gravadas. Pegadas de órix no chão guiam os visitantes em sua jornada de um salão para outro. Depois de visitar os salões, os visitantes podem observar a vida selvagem de verdade ou simplesmente curtir vistas magníficas do deserto aberto a partir de uma plataforma de observação elevada.
Inicialmente, o Centro de Visitantes da DDCR se concentrará em grupos escolares e visitantes de experiências de safári reservadas pelas operadoras de turismo aprovadas pelo DDCR: Arabian Adventures, Sand Sherpa, Travco, 57 Heritage, Nara Desert Escapes e Platinum Heritage. Os visitantes individuais também podem ver as exposições no centro por uma taxa de entrada de AED 35 para adultos e AED 25 para crianças.
Sobre a Reserva de Conservação do Deserto de Dubai (DDCR)
Como resultado do compromisso do Governo do Dubai de preservar o habitat e a biodiversidade do deserto únicos dos EAU, a DDCR é o primeiro parque nacional dos EAU, cobrindo a área de 225 quilómetros quadrados, o que representa cerca de 5% da área total de Dubai.
Desde a criação da Reserva em 2002, o Grupo Emirates tem apoiado esta importante iniciativa, administrando a reserva e suas vastas instalações em nome do Governo de Dubai.
O Grupo Emirates investiu mais de AED 28 milhões na Reserva para financiar e apoiar a conservação da paisagem natural do deserto e da sua fauna e flora indígenas. O habitat protegido do deserto abriga atualmente mais de 560 espécies diferentes de plantas e árvores, aves, mamíferos, répteis e artrópodes – mais que o dobro das 150 espécies indígenas originais que habitavam na área antes dos esforços da DDCR. As estratégias eficazes de gestão da Reserva ajudaram a promover os processos naturais que levam à renaturalização e reabilitação do habitat do deserto.
A DDCR opera sob a supervisão do Conselho de Conservação do Dubai (DCB), presidido por Sua Alteza o Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum. Desde o início da DDCR, tem sido observado um grande sucesso no aumento das populações de gazela-persa, gazela-árabe e órix-da-arábia, de 230 no início para mais de 1.300 hoje. Outros 171 órixes-da-arábia foram realocados para outras áreas protegidas nos Emirados Árabes Unidos. Também entre as suas realizações está a reintrodução de 2.800 abertadas, ou abetardas-de-macqueen, que circulam livremente no ambiente seguro da Reserva.
Mais de 31 mil árvores nativas florescem na vasta área da reserva, incluindo a árvore Ghaf, nativa do deserto e conhecida por sua capacidade de sobreviver às condições climáticas extremas sem irrigação.