Projeto “Museu da Energia de Portas Abertas” traz atrações gratuitas no dia 25 de novembro

O Museu da Energia de São Paulo, da Fundação Energia e Saneamento, une arte, intervenções educativas e integração com a comunidade em mais uma edição do Projeto “Museu da Energia de Portas Abertas”, que acontece no dia 25 de novembro, com atrações a partir das 10h. Com entrada gratuita e aberta a todos os públicos, a iniciativa, que ocorre anualmente desde 2014, caracteriza-se por um conjunto de ações e apresentações artísticas e socioculturais.

Divulgação

O projeto com edição especial ocorre no ano em que a Fundação, gestora do Museu, comemora 25 anos de história e memória viva! A diretora executiva da instituição, Rita Martins, explica que a programação comemorativa também tem o objetivo de promover, democratizar e ampliar o acesso da população a ações educativas, dentro de um evento celebrativo de fim de ano. “A intenção é integrar o Museu da Energia ao entorno e oportunizar a apropriação do espaço, reforçando os vínculos da instituição com a população da sua região, além de fortalecer e divulgar grupos e movimentos artísticos e culturais que atuem no âmbito local”, enfatiza.

Programação educativa e cultural

A partir das 10h, o público pode visitar a exposição em cartaz no Museu, “São Paulo pelas lentes de Guilherme Gaensly”. Por meio de fotografias da capital paulista, tiradas entre 1899 e 1925, é possível observar como a chegada da energia elétrica na cidade impulsionou a modernização urbana e mudou como a população se relacionava com a cidade. Gaensly é considerado um dos mais importantes fotógrafos a retratar a paisagem urbana de São Paulo do início do século passado.

Entre às 10h e 17h, ainda ocorrem diversas oficinas que sempre animam os visitantes, são elas: Bolha de Sabão com Eletrostática – os participantes poderão produzir seus próprios ‘kits’ de bolha de sabão com materiais recicláveis, e a oficina Carimbo de Folhas – em que são utilizadas as folhas do jardim do Museu.

Uma intervenção artística com a palhaça Olga também está na programação do “Museu de Energia de Portas Abertas”, às 14h. Com classificação livre, a atividade tem o objetivo de estimular de maneira lúdica e poética a criatividade, a curiosidade e a experimentação de crianças de idades diferentes para o universo das ciências, mais especificamente para a temática dos diferentes tipos de energia. O intuito é contribuir e facilitar o aprendizado dos participantes sobre questões úteis ligadas aos diferentes tipos de energia e solidificar os estudos escolares das crianças.

Na sequência, às 15h, também com classificação livre, a sambista, compositora e cantora Roberta Gomes apresenta, na área externa do Museu, o show “No caminho do samba”, com músicas de sua autoria, que ressaltam a força da mulher negra e as batalhas por respeito e reconhecimento em todos os lugares. O repertório traz, ainda, a experiência da artista, que soma 20 anos de carreira, tendo em sua essência o Samba-Rock, Groove e MPB. Tudo isso ganha um toque especial quando Roberta reserva um momento da apresentação para levar o público a apreciar suas canções com embalos do pandeiro.

Serviço

Projeto “Museu da Energia de Portas Abertas”

Local: Museu da Energia de São Paulo, Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos, São Paulo (SP)

Data: 25 de novembro, sábado

Atrações:

25/11

Atividades gratuitas o dia todo

A partir das 10h – Visita à exposição “São Paulo pelas Lentes de Guilherme Gaensly”

10h às 17h – Oficinas: Bolha de Sabão com Eletrostática e Carimbo de Folhas

14h – Intervenção com a palhaça Olga

15h – Show “No caminho do samba”, com Roberta Gomes

Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos. Não é necessário inscrição prévia para as atividades!