Férias Escolares: Parque Ibirapuera contará com programação especial para a família durante os meses de dezembro e janeiro

As férias de fim de ano estão chegando e esse período tão aguardado pode ser uma excelente oportunidade para que as pessoas se conectem com a natureza de forma dinâmica e atrativa, com aprendizados e compartilhamentos de vivências. A Urbia, empresa que administra o Parque Ibirapuera, contará com uma agenda repleta de atividades para a família durante o mês de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Confira a programação completa abaixo:

Divulgação

Circuito Ambiental – O Parque: a Biodiversidade no Coração de São Paulo

A agenda de férias contará com o circuito ambiental ‘O Parque: a Biodiversidade no Coração de São Paulo’. Pessoas de todas as idades podem participar da atividade, que ocorre nos dias 22, 23 e 24 de dezembro. Já em janeiro de 2024, o circuito acontece em todos os finais de semana do mês, nos dias 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28. O início da atividade está agendado para às 10h30 em todas as datas e dura aproximadamente 1h30.
 

O ponto de encontro para saída é em frente ao Centro de Visitantes, localizado no prédio da Escola Municipal de Astrofísica, ao lado do Planetário. O ingresso deve ser adquirido no UrbiaPass e custa R$50 por pessoa. Crianças até quatro anos não pagam. As vagas são limitadas a 25 ingressos por dia e seguem a ordem de chegada. O passeio tem duração de aproximadamente 1h30.
 

A atividade tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos visitantes do Parque sobre a história do local, conservação da natureza e engajamento ambiental. Com uma área de 1.584.000 m2 destinada ao lazer e à cultura, o equivalente a 158 campos de futebol, o espaço que abriga cerca de 500 espécies de árvores e arbustos, aproximadamente 340 espécies de animas catalogados, sendo 200 de aves, será explorado numa caminhada pelas ruas, alamedas e jardins descobrindo a biodiversidade da fauna e flora apresentadas ao longo do roteiro. Além disso, conta com um conjunto arquitetônico desenvolvido pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemayer.
 

Ao longo do circuito pelo Ibirapuera, o monitor ambiental fará paradas estratégicas apresentando algumas aves, espécies botânicas (incluindo algumas que estão na lista vermelha com o status de conservação em ameaça) e paisagens que são verdadeiros cartões postais de São Paulo, além do próprio Parque.

Estação Biodiversidade – ‘Cartão de Natal dos Trópicos’

Dias antes da celebração de Natal, a atividade ‘Cartão de Natal dos Trópicos’, que será realizada nas mesas da Estação Biodiversidade, convidará o público a confeccionar cartões natalinos para presentear as pessoas queridas, tendo como inspiração o acervo botânico do Ibirapuera. O parque abriga 528 espécies de plantas entre espécies nativas como cedro (Cedrela fissilis) e jequitibá-rosa (Cariniana legalis), que são consideradas vulneráveis, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, e palmito-jussara (Euterpe edulis), classificada como vulnerável pelo Centro Nacional de Conservação de Flora. O contato com a natureza permite ampliar e diversificar experiências sensoriais, visuais, olfativas e de texturais, ampliando as conexões neurais trazendo uma visão inovadora do mundo, despertando a criatividade e o entusiasmo.
 

A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia e será realizada na Serraria, próxima ao portão 7 nos dias 22, 23 e 24 de dezembro, das 10h às 17h.

Sessão especial de Natal ‘A estrela de Belém?’ ao vivo no Planetário Ibirapuera

Em uma noite mágica, véspera de Natal, a fascinante Estrela de Belém desperta curiosidade no céu estrelado do Planetário Ibirapuera. A Urbia convida o público para uma experiência única e ao vivo com os astrônomos do espaço, em que a tradição natalina se entrelaça com os segredos da astronomia.
 

Durante a sessão, os participantes são convidados a explorar as diversas teorias que cercam a presença da Estrela de Belém na história dos Três Reis Magos. Uma possibilidade intrigante sugere que ela pode ter sido uma impressionante conjunção planetária, um espetáculo celestial que iluminou o firmamento na época referida ao nascimento do menino Jesus. De qualquer maneira, seja qual for sua natureza astronômica, a Estrela de Belém permanece como um símbolo de esperança e renovação para diversas pessoas, irradiando luz e magia durante a temporada festiva.
 

A sessão é aberta a todos os públicos e será realizada nos dias 22 e 23 de dezembro, às 17h, e dia 24 de dezembro, às 15h, no Planetário Ibirapuera. Para adquirir basta acessar o site da UrbiaPass.

Demais sessões no Planetário Ibirapuera – ‘O show da Luna’, ‘Olhar o céu de São Paulo outra vez’ e ‘Planetas do Universo’

Exibidas aos sábados, às 13h, 15h, 17h e 19, e aos domingos e feriados, às 11h, 13h, 15h e 17h, no Planetário Ibirapuera, as sessões ‘O show da Luna’, ‘Olhar o céu de São Paulo outra vez’ e ‘Planetas do Universo’ contam com duração de 40 minutos e são destinadas a todos os públicos. Para verificar a agenda das sessões e adquirir os ingressos basta acessar o site da UrbiaPass. Vale ressaltar que sempre há uma sessão gratuita por semana e está sinalizada no site.