Os amantes do universo e entusiastas da exploração espacial têm um novo destino imperdível para visitar: o Space Center, o museu da NASA localizado na charmosa cidade de Gramado, na região Serrana do Rio Grande do Sul. Este espaço inovador e educacional cativa os turistas vindos dos quatro cantos do Brasil com uma jornada única pela história da famosa agência espacial norte-americana e suas conquistas marcantes.
O Space Adventure é um lugar onde a ciência, a tecnologia e a imaginação de crianças, jovens e adultos se unem. Aberto ao público desde maio deste 2023, a atração imersiva já recebeu 350 mil visitantes. Com suas atrações emocionantes e informativas, o novo estabelecimento continua a inspirar a próxima geração de cientistas e aventureiros.
“Gostei muito das roupas dos astronautas”, disse encantado o menino Eduardo Mareti, de apenas 10 anos, acompanhado da mãe, a paulistana Aline Tonhão Mareti, de 43. “Este museu é uma atração estilo norte-americana e vale quanto custa. O meu filho pequeno está adorando, e o museu é super interativo. Realmente superou nossas expectativas o Space Center”, completou Aline, que está curtindo as férias na Serra gaúcha com toda a família.
O novo espaço, situado bem na divisa com o município de Canela, conta com quatro mil metros quadrados de experiências imersivas, dentre eles, cinema de introdução da viagem do homem à Lua, exposição com mais de 200 itens originais — que estiveram no espaço ou fizeram parte dos programas espaciais Mercury, Gemini e Apollo, Sala de Comando de Houston, com mesas originais, um elevador que simula a sensação de estar subindo até o topo do foguete Saturno V no Cabo Canaveral, sala de cinema com cadeiras que mexem em uma simulação de voo até a Lua. O museu possui ainda com um ambiente lunar, preview com futuras missões, área games, planetário e loja com itens oficiais da NASA.
Passeando calmamente no interior do moderno museu, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre as vestimentas, métodos de higiene e alimentação dos astronautas enquanto trabalhavam (naquela época) dentro dos foguetes. Uma das curiosidades é que as comidas dos primeiros voos eram bem simples, como comprimidos ou pastas, pois até então não se sabia como o organismo humano iria reagir sem a gravidade. Com o tempo, as comidas foram ficando mais sofisticadas e variadas, permitindo ao astronauta uma alimentação diversificada e, digamos assim, um pouco mais “saborosa”.
A higiene pessoal dos astronautas também desperta muita curiosidade das pessoas. Durante as missões Gemini e Apollo, por exemplo, essa questão ainda era um grande desafio, pois o espaço era (e ainda é) um ambiente muito diferente do que estamos acostumados no planeta Terra. Os “banheiros espaciais” só surgiram realmente nos anos 80, com o ônibus espacial, e antes disso, os astronautas urinavam e defecavam em fraldas, e traziam consigo todo o lixo de volta. Na exposição é possível ver de perto as fraldas utilizadas pelos profissionais, além de alimentos em pastas como o requeijão com purê de maçã, usado nas missões espaciais soviéticas.
Ingressos online à venda pelo site: www.spaceadventure.com.br
Texto por: Luciano Nagel