Lençóis: Aventuras e Histórias Entre Montanhas

Cachoeira do Poço do Diabo Parque Nacional da Chapada Diamantina. Foto: Gleidson Santos

A cidade de Lençóis está localizada no estado da Bahia e possui uma população de 11 mil habitantes. Este município é o principal ponto turístico da Chapada Diamantina. Lençóis é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e possui a melhor infra-estrutura da região.
A história da cidade começa em 1845 com a descoberta de minas de diamante no local, origem do nome Chapada Diamantina, o que atraiu muitas pessoas para a região. Os principais grupos que contribuíram para a formação da cidade foram os garimpeiros e os comerciantes. Do alto da serra, era possível ver os tetos das barracas que pareciam lençóis, daí o nome da cidade. Lençóis sofreu uma crise devido à escassez de pedras preciosas e à descoberta de minas na África do Sul em 1965. Alguns habitantes buscaram solução na lapidação de pedras preciosas, na plantação de café e na extração do carbonato. O carbonato revelou-se importante como abrasivo industrial, resultando na recuperação econômica da região.


Os pontos turísticos de Lençóis estão intimamente ligados à geografia local. Exemplos incluem a Cachoeira do Sossego, acessível por uma trilha que promete muitas aventuras; a Cachoeira da Fumaça, com uma queda de 340 metros, proporcionando uma bela visão da Chapada Diamantina; e o Ribeirão do Meio, um local com pedras naturais, um tobogã natural e poços para banho.
O município oferece diversas opções de hospedagem devido ao grande fluxo de turistas na região. Entre os destaques estão o Hotel Canto das Águas, com quartos que possuem piscinas ou hidromassagens, alguns próximos ao rio Lençóis; o Hotel de Lençóis, ao lado da prefeitura, que conta com área de massagem, bosque particular e parque infantil; e o Hotel Resort Portal dos Lençóis, próximo ao Parque Municipal da Muritiba, com piscina, café da manhã e estacionamento.

Igreja do Senhor dos Passos. Foto: Gleidson Santos