7 de setembro: Jardim Botânico abriga nascente do riacho do Ipiranga

Localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, na zona sul da capital, o Jardim Botânico é uma importante área para a ciência e de conexão com a natureza. No local, o visitante encontra espécies nativas e exóticas da flora e avista animais que vivem livres pela unidade de conservação.  

Divulgação

Uma das atrações é a trilha da Nascente. Com 360 metros, a passagem foi construída com madeira de reflorestamento, acessibilidade e permite uma caminhada pela Mata Atlântica até avistar o ponto onde nasce o Ipiranga, um símbolo da independência do Brasil. Durante a caminhada, placas educativas explicam a importância da conservação e da biodiversidade da região. Em alguns momentos, é possível ouvir a vocalização e visualizar os Bugios, primatas que vivem entre as árvores do parque.

Ainda dentro do parque há uma experiência sensorial por meio da textura das folhas, do cheiro das flores e da diversidade de sabores das plantas comestíveis que compõe o Jardim dos Sentidos.  Na visita, o público passeia também pelo Jardim de Lineu, espaço projetado na década de 20 e inspirado nos jardins da Universidade de Upsala, na Suécia. O trecho é composto por um espelho d’água, escadarias centenárias, gramados e cercas vivas, além das estufas que são o cartão-postal do Botânico.

Reconexão com a Natureza

O Jardim Botânico está inserido num complexo que abriga o Zoológico e o Simba Safari. Somadas, as áreas possuem quase um milhão de metros quadrados. O Zoo São Paulo tem um plantel com cerca de  três mil animais de quase 300 espécies. Já o Simba Safari está fechado para reformas e será reaberto em 2025 com novas experiências. Há diversas opções de combos para as atrações com preços promocionais e serviço gratuito de transporte entre as áreas.

Serviço: 

Funcionamento: das 9h às 17h – bilheteria fecha 1h antes

Site: ingressos.zoologico.com.br 

Endereço: Avenida Miguel Estefno, 3031, Água Funda – São Paulo – SP – CEP 04301-905