Conjunto do Carmo

Santos--Turismo-Religioso-Conjunto-do-Carmos-bx

Conjunto do Carmo

“O Conjunto do Carmo, em Santos, é considerado um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro. Patrimônio Nacional, desde 1940, possui duas igrejas: uma do século XVIII, a Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo, associação religiosa leiga, que se destaca pelos altares de madeira em estilo rococó, pelas telas do frei Jesuíno do Monte Carmelo (1764- 1819) e pela pia de água benta, de 1710.

Os altares laterais possuem imagens de Cristo na Via Sacra e são considerados os mais importantes da Baixada Santista pela unidade de estilo. Graças a isso, o templo é conhecido como a Igreja da Paixão de Cristo, tendo sido abençoado no dia 8 de abril de 1760. A igreja dos freis carmelitas ao lado é mais antiga: data do século XVI (1599) e tem junto de si o Convento; foi tombada pelo Condephaat em 1981 e pelo Condepasa em 1990.

Os altares dourados em madeira têm estilo barroco e são adornados por imagens devocionais do século XVIII. No presbitério, possui cadeiras em jacarandá, utilizadas para a celebração do ofício dos frades. Também em destaque possui telas de Benedito Calixto e belíssimos tocheiros. As igrejas são unidas por uma torre com campanário, criando uma fachada incomum no barroco, revestida de azulejos marianos originais do século XIX.”

Fonte: www.diocesedesantos.com.br

Onde: praça Barão do Rio Branco, s/n°

Para saber mais sobre turismo religioso