13ª edição da BTM foca em capacitação para o setor de Turismo Religioso

A Brazil Travel Market – BTM é um evento cujo propósito é fomentar a integração do setor do turismo, bem como capacitar e apresentar novos produtos ao mercado. Reconhecido como o principal evento B2B do norte e nordeste, e um dos maiores do Brasil. Com esta visão de capacitação e apresentar novos produtos e acompanhando o crescimento do Turismo Religioso no Brasil, sai na frente no que se refere aos eventos convencionais do turismo e coloca a primeira capacitação para o Turismo Religioso, que contará com a presença de Sidnesio Moura, referência do Turismo Religioso no Brasil, idealizador do Fórum Nacional de Turismo Religioso e vice presidente da Associação Brasileira de Turismo Religioso.

Sidnesio Moura. Divulgação

Sidnesio também recebeu este ano o Prêmio Mérito e Talento da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo, como destaque nacional no Turismo Religioso. Um prêmio merecido depois de muitos anos de luta e incentivo ao turismo religioso no Brasil em vários destinos, e também é idealizador de leis voltadas ao turismo religioso no Estado do Rio Grande do Norte, como também foi o maior incentivador e um dos principais fundadores do GT de Turismo Religioso no RN, auxiliando na construção e elaboração do decreto de formalização do grupo de trabalho.

Em sua décima terceira edição, a BTM inicia um passo novo ao colocar em sua programação uma capacitação sobre o Turismo Religioso, fazendo com que seja o primeiro evento convencional no país a contar com capacitações para todos os segmentos do turismo. Em sua 13ª edição o evento acontece no período de 24 e 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, com a presença de 5 mil profissionais de turismo, rodada de negócios e 192 expositores.

O turismo religioso avança no Brasil. E se não se desenvolve mais rapidamente, não é por falta de números expressivos, tampouco por falta de fé, mas sobretudo o entendimento do que é um Espaço Sagrado e a infraestrutura que exige.

Entre 2014 e 2015, o Ministério do Turismo divulgou uma estatística referente às viagens religiosas, que alcançariam um público no Brasil de 17,7 milhões de pessoas, com um impacto econômico de 15 bilhões de reais, abrangendo 344 destinos e 96 atrações. Esses números já partiam de um equívoco: em 2006, quando o Mtur informava que o Brasil alcançava 8 milhões de pessoas no turismo religioso, apenas o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP), já recebia 8.005.000 peregrinos.

Na pesquisa de 2014, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (SP) registrava 12.112.583 peregrinos; o Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), atingia 4.000.000; o Círio de Nazaré em Belém (PA) atingia 2.400.000 e o Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC), 840.000 peregrinos. É só fazer o cálculo e perceber que apenas quatro destinos do Turismo Religioso no Brasil ultrapassam as informações divulgadas pelo Mtur.  Essa pesquisa fora realizada na época por Sidnésio e o jornalista Amadeu Castanho, da revista eletrônica Viagens de Fé.

“O que vem acontecendo para que o TR se desenvolva mais ainda é a falta de compreensão sobre o segmento, e também a falta de entendimento que o Turismo Religioso é um segmento do turismo, como qualquer outro segmento e precisa do mesmo cuidado profissional e técnico”, afirma Moura.

Para ele, é bastante importante este espaço que a direção da BBC Eventos, através do seu CEO Breno Mesquita, disponibiliza para o Turismo Religioso. “Vejo que se falamos de turismo não podemos esquecer nenhum segmento turístico. O turismo religioso conforme informações do Ministério do Turismo no início do ano de 2024 está no ranking do quinto segmento mais procurado no Brasil”, diz. “Com isto precisamos de uma atenção especial do mundo de negócios das agências e operadoras de turismo. Acredito que precisamos formar a todos sobre o TR, principalmente as lideranças religiosas independente de religiões, mas devemos estar inseridos também em eventos como a BTM para dizer que existimos, ao mesmo tempo também preparar e formar expositores, agências, operadoras de turismo e demais equipamentos turísticos sobre o TR”, comenta Moura.

Sidnésio Moura é a pessoa que mais atua e vem se preocupando com o Turismo Religioso no Brasil, sendo uma das principais referências do setor no nosso país, tendo realizado pesquisas sobre a área inclusive durante a pandemia, quando realizou treinamentos online que alcançaram mais de cinco mil pessoas.

“Vejo como um passo bastante importante o que a BTM vai realizar. Apresenta desta forma que o evento vem se preocupando com os segmentos do turismo em todas as suas dimensões, e cumprindo sua missão de fomentar a integração do setor do turismo e a capacitação, tornando-se cada vez mais um evento atraente e rico não apenas na capacidade e quantidade dos expositores, mas principalmente no conhecimento. Parabenizo a todos os envolvidos que vem a cada ano surpreendendo com inovações e novos atrativos no evento”, finaliza Moura.

Programação Capacitação sobre o Turismo Religioso

24/10 – Sala 1 – 14h00min – 14h40min

25/10 – Sala 1 – 14h50min – 15h30min