Cultura, história e música: os destaques da temporada 2025 da Fundação Oscar Americano

Foto: Julio Acevedo

A temporada cultural 2025 da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano oferece ao público uma série de eventos imperdíveis. Com curadorias e convidados renomados, a programação deste ano vai contemplar bate-papos literários, palestras sobre temas históricos e exposições, além dos tradicionais concertos musicais, realizados há mais de 40 anos.

Ciclo de palestras sobre História do Brasil

Em seu terceiro ano, a série histórica da Fundação celebrará o bicentenário de d Pedro II. Em abril, o escritor, pesquisador e youtuber Paulo Rezzuti, curador da série, vai realizar uma palestra seguida do lançamento de sua biografia ampliada do imperador, publicada pela Editora Record. Será uma oportunidade para conhecer mais sobre a luminosa personalidade e interessantíssima figura de d. Pedro II.

No decorrer de 2025, a série continuará celebrando os duzentos anos do nascimento de d. Pedro II, com palestras ministradas por renomados pesquisadoras e diretores de alguns dos mais importantes museus de Portugal e do Brasil. A programação conta com nomes como José Alberto Ribeiro, diretor do Palácio da Ajuda e do Museu do Tesouro Real de Lisboa, Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial de Petrópolis e a pesquisadora, historiadora e escritora Cláudia Thomé Witte. Mais informações no site www.fundacaooscaramericano.org.br/ciclo25. A assinatura anual, com preço promocional, assim como ingressos avulsos podem ser adquiridos no link: www.sympla.com.br/evento/assinatura-anual-historia-do-brasil-ciclo-de-palestras-2025/2808531

Série literária “Vamos falar de…”

Depois de um ano marcado por encontros literários que apresentaram para o público um panorama da trajetória de grandes nomes da literatura, como Luís de Camões e Paulo Leminski – além de discussões sobre as produções literárias da Irlanda, Rússia e do continente africano –, a nova temporada da série segue reunindo um time de estudiosos em encontros memoráveis.

Chegando ao seu quarto ano, a série vai proporcionar conversas estimulantes, no período da manhã, com um especialista falando sobre um escritor brasileiro e outro sobre um autor estrangeiro. Ambos abordarão aspectos da vida e da obra dos homenageados e estabelecerão relações entre eles. A temporada de 2025 contemplará as seguintes duplas: Guimarães Rosa/Virginia Woolf; Hilda Hilst/Elisabeth Bishop; Dalton Trevisan/Stéfane Mallarmé; Manoel de Barros/Dante Alighieri; Lygia Fagundes Telles/Gustave Flaubert. A série começa em abril. Caetano Galindo, Bianca Ramoneda e Paulo Henriques Britto estão entre os palestrantes convidados. Mais informações no site  www.fundacaooscaramericano.org.br

Concertos musicais

Neste ano, a temporada de concertos da Fundação segue a tradição e conta com intérpretes de excelência executando repertório abrangente e diversificado. Além de consagrados músicos brasileiros, o público poderá apreciar o repertório de artistas internacionais, como o pianista francês Nicolas Stavy, que fará a abertura da temporada, no dia 23 de março.

Além de outros quatro concertos de piano solo, incluindo o renomado Cristian Budu, haverá duos de violino e violoncelo com piano, com destaque para o jovem e premiado violinista brasileiro Nathan Amaral e para o duo formado pelo multifacetado artista André Mehmari e a soprano Marília Vargas. O encerramento será em dezembro, com o tradicional coral de Natal, que arrecada brinquedos para o ITACI – Instituto de Tratamento do Câncer Infantil.

Assinatura para a temporada completa, com preço promocional, pode ser adquirida pelo telefone (11) 3742-0077 ou pelo e-mail [email protected]. Ingressos avulsos para cada concerto e mais informações estão disponíveis no site: www.concertosfmloa.com

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – Criada em 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa, a instituição é uma contribuição de Oscar Americano à capital do estado. Além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e o extenso parque também foram disponibilizados para a cultura e o lazer dos moradores da cidade de São Paulo. Hoje, essa fundação artístico-cultural oferece ao público visitas guiadas, concertos, exposições, cursos e várias atividades culturais, focadas na história do nosso país e nas diversas fases que constituem o Brasil – o objetivo cultural e socioeducativo da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é o seu legado.

Mais informações: www.fundacaooscaramericano.org.br