Um encontro de florestas e mar
Em Ubatuba, o parque possui uma área de 47.500 hectares totalizando 83% de seu território, localizado a 36 Km do centro. Sendo denominado Núcleo Picinguaba, por fazerem parte do Núcleo a vila Pinciguaba, uma aldeia de pescadores da praia de Cambury e um agrupamento de pequenos posseiros no sertão da Fazenda Picinguaba.
Esta última é o único ponto do Parque Estadual da Serra do Mar onde também são protegidos ecossistemas costeiros, tais como praias, mangue, costões rochosos e mata de restinga.
Em 1979, foi incorporado à área original do Parque o Núcleo Picinguaba, pela Secretária do Meio Ambiente, e hoje são desenvolvidos programas de educação ambiental e pesquisas. Este Núcleo, que está localizado em Ubatuba, próximo à divisa com o Estado do Rio de Janeiro, ao lado de Paraty, é o único que atinge o nível do mar, apresentando em sua área tanto ambientes costeiros, de praia, como também, ambientes com alta declividade.
No total, abrange 5 praias e 3 vilas caiçaras.
Sua fauna é composta por: Gambá, gato-do-mato, lontra, morcego, preguiça, macaco-prego, paca, capivara, onça-parda, onça-pintada, tatu, tamanduá, veado cateto, cotia, sabiá, tucano, tiê, gaivota, trinta-reis, atobás, saíras, ariranha, jacu.
E sua flora por: juquitibá, jatobá, figueira-branca, jussara, canela, jacaterão, lhosão, manacá da serra, cedro, figueira, espinheira santa, angelim, guabiroba, guaca, guapeva, araticum, cortiça, tucum, patim, paté, estopeiro, caroba, caxeta, ipê-amarelo, imbiruçu, ingá-da-mata, pau-cigarra, embaúva, mata-pau, bacupari, beira-campo, tabuceiva, olho de cabra, canela-sassafras amarela, canela-limão, muchista, pimenteira.
Para saber mais sobre cultura, meio ambiente, artes em Ubatuba, clique aqui