Um universo fantástico sempre acompanhou a cultura indígena. Cada espécie animal, planta ou fenômeno da natureza originaram histórias que foram passadas de geração a geração. É claro que muitas sofreram modificações ao longo dos séculos, mas ainda revelam como os habitantes das tribos indígenas vivem e respeitam a natureza.
Vitória-régia
Jovens índias acreditavam que se tocassem a lua ou as estrelas, transformar-se-iam em uma delas. A mais nova, já frustrada por não obter êxito, decidiu sair pela floresta sozinha durante à noite. Ao chegar à beira do rio, viu a Lua no reflexo da água e pensou que ela estava se banhando no rio. Mergulhou para tocá-la, mas não sobreviveu. A própria Lua ficou com pena da jovem e transformou seu corpo na majestosa vitóriarégia, cuja flor se abre para reverenciar a senhora da noite.
Iara
Uma bela mulher de longos cabelos negros encantava a quem a visse se banhar nos rios. Iara atraí os homens com seu canto e os fascina ao mostrar seu rosto. Alguns deles se atiram no rio sem perceber que da cintura para baixo a linda mulher tem uma enorme cauda de peixe. Segundo a lenda, poucos sobrevivem ao encontro e jamais se esquecem do rosto de Iara.
Boto
Em noites de Lua Cheia, ele se transforma em um belo rapaz. Trajado de branco e um chapéu para cobrir o orifício em sua cabeça, ele procura alguma festa para se divertir. Sempre corteja a moça mais bonita da noite e a convence a ir até a beira do rio, onde a engravida. A lenda indígena do boto, eternizada no cinema pelo ator Carlos Alberto Riccelli, reforça uma crença dos ribeirinhos, a de que a mulher que omite a paternidade de um filho foi engravidada pelo boto.
Muiraquitã
A lenda indígena conta que existia uma tribo de mulheres guerreiras, as icamiabas. Uma vez por ano elas se encontravam com os índios da tribo guacaris para uma noite de núpcias no Lago Espelho da Lua. Após os rituais, elas mergulhavam no lago e traziam um presente para seus amantes. O amuleto, em forma de sapo, protege dos males e dos perigos.
Fonte Revista Flash Viagem
Para saber mais sobre cultura, história, artes em São Sebastião, clique aqui