Santuário em alto mar
A apenas 40 km da costa está localizado o Parque Estadual Marinho denominado Laje de Santos, o primeiro do Estado de São Paulo, criado em 1993 pelo decreto estadual n° 37.537, com a finalidade de assegurar integral proteção à fauna, à flora e à beleza cênica de seu ecossistema. Considerado pelos especialistas um importante passo para a proteção e a conservação da diversidade da vida marinha do Estado.
Com uma área de 5 mil hectares, o parque compreende a laje, uma formação rochosa que se destaca no mar com 33 m de altitude, 550 m de comprimento e 185 m da largura. Com um formato que lembra uma baleia, tem formações rochosas submersas (parceis), além dos rochedos conhecidos como calhaus e um farol de sinalização da Marinha.
Mergulho
O local é muito frequentado por mergulhadores e fotógrafos do país inteiro devido às condições especiais de visibilidade de até 35 metros de profundidade e à grandiosidade das mais variadas espécies que impressionam pela quantidade e pelo tamanho e que desfilam pelo local despreocupadamente. É possível nadar na companhia de grandes peixes como barracudas, garoupas, meros, tartarugas, tubarões e, nos meses de inverno, com as arraias-jamantas, um espetáculo à parte. Trazidos pelas correntes marinhas da Antártida, podemos apreciar o gracioso balé dos lobos-marinhos e dos pinguins.
O fundo do mar é repleto de corais, esponjas, estrelasdo- mar, crustáceos, moluscos, moreias e polvos; e a Laje é ainda um extraordinário sítio reprodutivo de aves como gaivotas, fragatas, atobás e trinta-réis.
A visita é aberta ao público com prévio agendamento e, mesmo que você não seja um mergulhador, só o passeio de lancha, que dura aproximadamente 1h30m já vale a pena. Pelo caminho é possível avistar aves marinhas, golfinhos, cardumes, tartarugas e os mais afortunados podem até ter um encontro com baleias.
Um passeio único e inesquecível, em um dos locais mais ricos e belos da costa brasileira.
Para saber mais sobre a cidade de Santos, clique aqui