Um dos ícones nacionais da navegação brasileira, Amyr Klink é o exemplo de que, mesmo com dificuldades imensas, se tivermos determinação, conseguiremos realizar nossos sonhos.
Autor de seis livros de sucesso, esse paulistano apaixonado por Paraty aprendeu na prática todos os segredos do mar. Simpatia e vontade de ensinar são as virtudes esbanjadas por esse navegador que luta constantemente pela qualificação e pelo desenvolvimento do Turismo Náutico brasileiro.
Amyr conta que, desde cedo, se encantou pelas embarcações e seus tripulantes que vinham de todos os cantos da Terra e aportavam em Paraty, cidade que, por sua geografia, abriga muitas marinas. Estudou cada baía, as correntes marítimas e tudo o mais que fosse necessário para um dia empreender o que podemos legitimamente chamar de uma grande aventura, plenamente planejada em seus mínimos detalhes: a primeira travessia a remo do Atlântico Sul, em 1984, no seu barco I.A.T.
Não satisfeito com a proeza, cinco anos mais tarde construiu o veleiro Paratii! E com ele ficou treze meses na Antártida, sozinho. Depois, realizou a circunavegação polar, em 1998. Em 2002, com o veleiro Paratii 2, percorreu o oceano Atlântico de norte a sul. E, finalmente, em 2003, Amyr e mais cinco tripulantes circunavegaram a Antártida em 76 dias e fizeram, para o canal de televisão Natgeo, o documentário Continente Gelado. Hoje, Amyr, já uma referência no mundo náutico, faz palestras e administra a Marina do Engenho, localizada em Paraty. Lá ele promove atividades com charters como forma de alavancar o turismo regional. Uma atração desse local é o veleiro Paratii 2, protagonista das mais belas aventuras de Amyr.
Onde: Rodovia Rio-Santos, km 576 – (24) 99999-9957 – Paraty.
Livros
Cem dias entre o céu e a terra
Paratii: entre dois polos
As janelas do Paratii
Mar sem fim
Linha d’água
Amyr Klink – Não há tempo a perder