Com o fim do inverno no Japão, o país ganha tons de rosa com o desabrochar das cerejeiras, marcando o início de um período de celebrações e contemplação. Esse espetáculo, celebrado anualmente, atrai turistas do mundo todo e é considerado um símbolo cultural, sinalizando um tempo de renovação e transitoriedade da vida.
A floração das cerejeiras, também chamadas de sakura, ocorre durante a primavera, normalmente entre os meses de março e abril. Aqueles que desejam visitar o país para acompanhar o festival devem se planejar com antecedência para assegurar passagens e hospedagem em Tóquio, capital do país, e outras cidades.
Para 2025, as previsões de agências meteorológicas do Japão indicam que a temporada deve começar no final de março em lugares como Tóquio, Kyoto e Osaka, com o auge da floração concentrado nos primeiros dias de abril. Já a sakura Kawazu, na Península de Izu, costuma desabrochar mais cedo, no início de fevereiro.
Fatores como clima e temperatura podem influenciar o período das flores da cerejeira e, por isso, os viajantes devem verificar as datas da floração em cada região. É possível realizar a consulta em sites especializados, como o Japan Meteorological Corporation.
Veja os melhores locais para contemplar as sakuras
Entre os destinos mais procurados para o hanami, nome dado para o ato de contemplar as flores, Tóquio se destaca pela variedade de locais onde as cerejeiras podem ser apreciadas. O Parque Ueno é um dos pontos mais requisitados e, tradicionalmente, atrai mais de dois milhões de pessoas durante a temporada de sakura, segundo a Japan National Tourism Organization.
Além de mais de 1.200 cerejeiras, o parque conta com museus, galerias e o famoso Zoológico de Ueno. O acesso é facilitado pela proximidade com linhas de trem, metrô e shinkansen, como é chamada a rede ferroviária de alta velocidade do país.
Outro ponto turístico que pode ser visitado na cidade é o Shinjuku Gyoen, com cerca de 70 variedades de árvores e uma temporada de floração que parece mais longa, conforme a Japan National Tourism Organization. Para quem busca um cenário mais tranquilo, Chidorigafuchi, próximo ao Palácio Imperial, também permite passeios de barco em um canal rodeado pelas flores.
Existem, ainda, diversas opções de passeios fora de Tóquio, como o Parque Maruyama, em Quioto. O local atrai multidões que desejam apreciar a temporada e conhecer o famoso sakura chorão (shidarezakura) e a sua exibição de luzes. Já o Caminho do Filósofo, trajeto de mais de cem metros ao longo de um canal, oferece uma experiência mais contemplativa.
Viajar para o Japão durante o período de floração das cerejeiras também pode ser uma oportunidade para imergir na cultura do país, conhecendo a arquitetura, a culinária e as manifestações tradicionais. No entanto, é preciso adotar uma postura respeitosa em relação ao ambiente.
Práticas como arrancar flores, mexer nas árvores ou deixar lixo nos locais de contemplação das sakuras são estritamente proibidas, visando garantir a preservação do cenário natural e a experiência para todos os visitantes.
Precisa de visto para visitar o Japão?
Para os brasileiros que desejam visitar o Japão, a boa notícia é que, desde setembro de 2023, turistas com passaportes brasileiros válidos com chip, emitidos desde 2011, não precisam mais de visto. A medida foi oficializada pelo governo federal como parte de um acordo de reciprocidade com o Japão, em caráter temporário, até 29 de setembro de 2026.
Em entrevista à imprensa, o embaixador Teiji Hayashi afirmou que houve o aumento de 60% do volume de brasileiros que viajaram para o arquipélago japonês após a dispensa do documento. A isenção é aplicada apenas para fins turísticos e de estadia de curta permanência,não incluindo viagens para trabalho ou estudo.
Segundo a Embaixada do Japão no Brasil, são aceitas atividades como visitas a familiares, passeios turísticos, participação em palestras e reuniões com limite de permanência de 90 dias. Caso o viajante não esteja dentro dessas exigências ou não tenha um passaporte com chip, será necessário solicitar o visto antes de embarcar.
No cenário do empreendedorismo brasileiro, mulheres visionárias têm demonstrado força e criatividade ao transformar desafios…
Está em busca de um destino cativante e repleto de vivências únicas? Prepare-se, pois Taiwan…
A capital paulista receberá nos dias 14 e 15 de dezembro, no Parque da Água…
A Costa Cruzeiros anuncia a abertura das vendas para a temporada 2025/2026 na América do…
Até o dia 24 de dezembro, a cidade de Diamantina, em Minas Gerais, será o…
Localizada no Vale do Paraíba, Caçapava é uma cidade repleta de charme, história e opções…