A cidade mineira de Além Paraíba, a 380 km de Belo Horizonte, fica na divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, na região denominada de Zona da Mata.
Até fins do século XVIII, era conhecida somente por tropeiros. Com o descobrimento de minerais preciosos nas redondezas, intensificou-se a travessia do Rio Paraíba do Sul. Por volta de 1784, às margens do mesmo rio, um cais de madeira foi denominado de Porto do Cunha. A Vila, em 1880, foi transformada por lei no município que recebeu a denominação de São José de Além Paraíba e apenas em 1883 foi elevada para categoria de cidade.
Pacata, com pouco movimento nas ruas e grande região rural com pequenas propriedades, é um destino para quem quer desacelerar totalmente.
A Praça Coronel Breves fica bem próxima ao Rio Paraíba, que divide os estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, onde há uma ponte ligando os dois estado.
A cidade de Além Paraíba tem o Museu de História e Ciências Naturais, um prédio moderno com rico acervo que conta a história da região, e a Fundação Cultural de Além Paraíba, com cinema gratuito, uma grande coleção de cartazes antigos de cinema e fotos, entre outros tesouros.
A 50 km de distância, já em terras da cidade de Leopoldina, fica a Cachoeira Barra do Peixe, que faz parte da fazenda que foi construída nos idos de 1850 em estilo neoclássico, a qual se encontra preservada até os dias de hoje.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Prefeitura Municipal de Além Paraíba / reprodução via https://alemparaiba.mg.gov.br/