Conhecida como “Flor da Montanha”, Amparo está localizada na região da Serra da Mantiqueira Paulista. A cidade é um patrimônio arquitetônico, com 400 edificações históricas, que vão do período colonial ao republicano. A maior parte delas pode ser encontrada na Rua XV de Novembro e em seu entorno.
O turismo rural é um dos grandes atrativos de Amparo, onde fazendas centenárias, que tiveram seu apogeu no ciclo do café e hoje são produtoras de leite e queijo, abrem suas porteiras.
Na Fazenda Atalaia, grande produtora de queijos premiados, há um tour para conhecer todas as etapas do processo de produção. No local há um restaurante rústico, que serve comida caipira feita em fogão à lenha e uma lojinha, com produtos artesanais, como geleias, doces e cachaças.
Para quem gosta de vinho, a dica é a Vinícola Terrassos, que tem uma bela vista da serra e permite conhecer um pouco da produção de vinho. Outra atração da vinícola é o restaurante, que, aos domingos, oferece um completo almoço italiano.
Já os apaixonados por orquídeas vão se encantar no Parque Ecológico e Orquidário “Dr. Paulino Recch”, que além de riacho e trilhas, abriga 500.000 vasos de orquídea, com 25.000 espécies raras e exóticas.
Um dos lugares históricos mais interessantes de Amparo é a Estação Ferroviária na Praça Pádua Salles, onde fica o Museu dos Expedicionários e o Obelisco do Centenário da Independência do Brasil, além da antiga Estação Ferroviária, inaugurada em 1875, que recebia trens da Companhia Mogiana. Hoje a Estação Ferroviária não funciona mais para trens, mas abriga a Pinacoteca, o Centro de Informações Turísticas e Culturais e a Casa do Artesanato, pontos de interesse para quem quer passear de dia no destino. Na Casa do Artesanato o destaque é para as bonecas de pano, feitas à mão por moradores locais.
No Polo Astronômico de Amparo, com o maior telescópio em operação no Brasil, é possível ver vários planetas e estrelas nas sessões noturnas, conhecer diversos equipamentos astronômicos e assistir a projeções e simulações feitas no planetário.
Termine a visita à cidade indo ao Cristo Redentor, um verdadeiro mirante com vista panorâmica da região.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Aniello de Vita – expressão studio