Home - Destinos Internacionais

Ancona, em Marche, abriga cenários naturais e históricos

Situada entre os Apeninos e o Mar Adriático, no leste italiano, Ancona é uma cidade portuária fundada pelos gregos durante o Império de Adriano. Dividida em duas paisagens distintas, o centro histórico no Monte Guasco e a parte moderna no litoral – a região é fascinante e repleta de cenários surreais.

As praias são o destaque e ponto alto de Ancona. Banhadas pelo mar e rodeadas por rochas que forma um paredão, o litoral quase selvagem ficou conhecido como Riviera Conero. Por lá, é fácil encontrar enseadas badaladas, tranquilas e, até mesmo, desertas. A maior parte da província faz parte do Parque Regional do Conero, caracterizado por extensos bosques perenes e maquis mediterrâneos. A paisagem ainda intocada é rica em produtos locais da região: lavanda, mel, azeite e frutas cítricas. Vale a pena visitar certos pontos do Parque, principalmente Portonovo, atração evocativa e muito frequentada, pelos seus bosques próximos às praias e seus monumentos antigos.

Imagem de Giorgio Giorgi por Pixabay

Fortemente ligada ao mar, a história da cidade remete ao século 4 a.C., quando foi fundada pelos gregos de Siracusa; eles aproveitaram a topologia em forma de cotovelo da área, adequada para uso como porto. Não é por acaso que o nome deriva da palavra ankon, que em grego significa ‘cotovelo’. A área portuária tornou-se imediatamente um centro chave para o comércio com o Oriente.

Qualquer passeio, entretanto, deve começar do topo, na Catedral de San Ciriaco, e seguir em direção ao porto, onde fica o Arco do Triunfo de Trajano e as ruínas do Anfiteatro Romano. Com sua fachada de mármore branco e rosa. A Catedral domina a cidade do alto do Morro de Guasco, onde a Acrópole da cidade foi construída (seus restos são aparentes até hoje). Não deixe de ver o Museu Arqueológico Nacional das Marcas, que preserva relíquias da Idade do Ferro e das civilizações que povoaram a costa do Adriático; bem como a Igreja de Santa Maria della Piazza, do século XI, originalmente no estilo românico; O Arco de Trajano, construído no ano 115 por Apollodoro da Damasco; e a Mole Vanvitelliana, construção militar projetada por Luigi Vanvitelli no século XVIII. O Anfiteatro Romano é um esplêndido remanescente romano, com banhos termais em seu anexo; os banhos apresentam mosaicos de tirar o fôlego com várias epígrafes.

Imagem de WikimediaImages por Pixabay

Também dignos de nota e visita são o Palazzo degli Anziani com sua fachada barroca, agora sede da universidade; e o Palazzo Ferretti, datado do século 16, agora abrigando o Museu Arqueológico de Marche. A Pinacoteca Comunale “Francesco Podesti” e sua Galeria de Arte Moderna apresentam a Madona e o Menino com Santos de Ticiano, a Madona e o Menino de Carlo Crivelli, bem como obras de Lorenzo Lotto, Sebastiano del Piombo e Corrado Cagli.

Em uma localização panorâmica com vista para os Vales Cesano e Nevola está Corinaldo, local de nascimento de Santa Maria Goretti e um famoso destino de peregrinos; as duas belas aldeias de Ostra e Ostra Vetere ficam nas proximidades.

Para além dos atrativos históricos e das belíssimas praias, Ancona tem muitas opções para atividades ao ar livre em sua bela paisagem, especialmente ciclismo e cavalgadas. As paisagens únicas e a presença de vários parques oferecem inúmeros percursos para os praticantes de trekking e mountain bike. A costa entre Senigallia e Ancona oferece muitas oportunidades para mergulho, vela, pesca e paraquedismo.

Imagem de Laurentiu Adrian Cretu por Pixabay

Território rico em recursos naturais, ambientais, culturais, artísticos e culinários, todos integrados numa tapeçaria única. Estes se expressam não apenas nos valores de suas tradições e cultura, mas também na alta qualidade de seus produtos. Ancona é um porto importante para a frota pesqueira: o linguado pode ser encontrado em abundância, juntamente com o robalo, a dourada, o pregado e o tamboril para deliciosos grelhados e assados. Também não podem ser deixados de fora os peixes-paranza para sopas; peixe azul para grelhar; e amêijoas e mexilhões, mariscos e moluscos de todo tipo.

Mais Informações em: www.italia.it

*Texto por Carolina Berlato com informações de agência

Imagem Destaque de kgorz por Pixabay

Carolina Berlato

Posts Recentes

Ivete Sangalo apresenta show exclusivo no Tivoli Ecoresort Praia do Forte em junho

Divulgação O Tivoli Ecoresort Praia do Forte prepara uma experiência musical única para seus hóspedes.…

7 horas atrás

Semana dos Povos Indígenas é destaque da programação de abril do Museu Índia Vanuíre

Divulgação O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e…

7 horas atrás

Summit Hotels chega à Via Costeira de Natal com resort à beira-mar

Divulgação A rede Summit Hotels anuncia a incorporação de um novo empreendimento ao seu portfólio…

11 horas atrás

Mentor de líderes lança manual para vencer a ansiedade

Flavio Lettieri fez de sua experiência de quase morte uma oportunidade de superação e equilíbrio…

17 horas atrás

Monte Verde no outono: cinco atrações para aproveitar a estação

Pousada Pedras e Sonhos. Foto: Marcio Masulino O outono transforma Monte Verde, em Minas Gerais,…

5 dias atrás

Primavera em Orlando tem festivais, jogos e muita diversão para todas as idades

Divulgação Reconhecida como a capital mundial do entretenimento, Orlando se destaca por oferecer um calendário…

5 dias atrás