Antonio Cubero

Antonio Cubero-braganca-paulista-cultura-artes-antonio-cubero-bx
Antonio Cubero e sua obra

Antonio Cubero é bragantino formado em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela Fundação de Arte de Ouro Preto.  Ele marcou sua trajetória profissional participando de obras de grande valor no cenário de nossa história, em várias cidades mineiras.

Regressou a Bragança Paulista em 2010, onde trabalhou no acervo de obras sacras do Palácio Diocesano.  Em seguida, na restauração das pinturas dos murais da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Restauro

Num período muito importante, o artista de Bragança Paulista conheceu de perto uma das obras primas do mestre Francisco Antônio Lisboa na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, restaurando o Altar-Mor e as pinturas de Mestre Ataíde, outro artista da mais alta importância do barroco mineiro. Sua trajetória continua nas capelas da via sacra, onde se destacam os doze profetas de Aleijadinho na cidade de Congonhas.

Em Belo Horizonte, restaurou obras de Burle Marx e Cândido Portinari. Em 2009, participou da restauração, em Ouro Preto, da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Lá, trabalhou no consistório e na decoração do frontispício, obra monumental, esculpida em pedra-sabão por uma das figuras mais significativas do barroco mineiro no século XVIII, Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Entre 2008 e 2009, no Grupo Oficina de Restauro, participou de um grande e ambicioso projeto de restauração na Secretaria da Educação em Belo Horizonte, prédio localizado na Praça da Liberdade: “Foi muito gratificante participar desse projeto, num prédio espetacular, onde depois de prospecções minuciosas nas paredes pudemos revelar até onze camadas de tinta superpostas, até encontrarmos pinturas artísticas do projeto de decoração original do artista alemão Frederico Steckel, que incluía ainda telas fixadas sobre o teto”, explica o artista.

Para saber mais: cidade de Bragança Paulista